Infiltrados? Dupla de defensores da Argentina 'conhece' Holanda e pode ser diferencial em duelo na Copa


Holanda e Argentina é um dos confrontos mais esperados dessa Copa do Mundo. Não apenas pelo nível técnico que as equipes apresentam no Qatar, mas pela rivalidade entre as seleções. O duelo é considerado equilibrado, mas um fator pode desequilibrar em favor dos argentinos: Tagliafico e Lisandro Martínez atuaram recentemente na liga holandesa e conhecem bem diversos jogadores da Laranja.

A dupla vestiu a camisa do Ajax recentemente, embora Martínez tenha passado menos tempo na equipe de Amsterdã. Como a Holanda possui mais da metade dos convocados vindos da Eredivise, é possível afirmar que os jogadores da Argentina podem trazer uma vantagem.

TAGLIAFICO: PILAR DE UM AJAX VITORIOSO

O lateral argentino chegou ao Ajax no começo da transição da equipe para o estilo de jogo de Erik Ten Hag. Entre nomes interessantes, como Zyiech, Frenkie De Jong e Tadic, Tagliafico ganhou destaque pelas boas atuações na ala esquerda. Ao todo, ele disputou 169 jogos e participou de 37 gols, sendo 16 bolas na rede e 21 assistências. A característica ofensiva é o que flui mais forte.

+ Imprensa holandesa muda o tom e acredita em título da Copa do Mundo: 'Por que não sonhar?'

O melhor momento de Tagliafico na equipe foi em 2019, quando o Ajax encantava a Europa com um futebol vistoso na Champions League. A equipe de Amsterdã chegou à semifinal da competição, tendo eliminado Real Madrid e Juventus, mas acabou sendo eliminado pelo Tottenham em casa. A virada, com três gols de Lucas Moura, iniciou o desmonte do time e, dois anos depois, o argentino se transferiu para o Lyon.

Tagliafico
Tagliafico

Tagliafico já disputou 15 jogos pelo Lyon (Foto: Juan Mabomata/AFP)

MARTÍNEZ: NOVA SENSAÇÃO ARGENTINA

Logo depois do início daquele desmonte do Ajax, Lisandro Martínez chegou para substituir De Ligt, que se transferiu para a Juventus. Vindo do Defensa y Justica, o defensor não se intimidou com as ligas europeias e foi conquistando seu espaço no Ajax, até se tornar titular, em meados de 2021. A últimas temporadas fizeram bem ao zagueiro, que ganhou protagonismo na equipe e começou a ser desejado por gigantes da Europa.

Um deles foi o Manchester United, que o contratou no início dessa jornada, após 74 jogos disputados e seis gols marcados pelo Ajax. Os cerca de R$ 300 milhões vem se justificando na Premier League e, também, na Copa do Mundo. O estilo diferente do baixo zagueiro argentino, de 1,75m, conquistou a torcida, e as boas atuações justificam a titularidade na defesa da Argentina.

+ Saiba quem são os pendurados da Argentina contra a Holanda

Lisandro Martínez - Argentina
Lisandro Martínez - Argentina

Martínez é uma das grandes revelações desta temporada (ODD ANDERSEN / AFP)

A ajuda da dupla pode ser crucial para que a Argentina esteja preparada para as investidas da Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo. Holandeses e argentinos se enfrentam nesta sexta-feira, às 16h (de Brasília), no Estádio Lusail, valendo uma vaga nas semifinais.