Infectado 2 vezes pela Covid, jovem acorda do coma sem saber sobre pandemia
Na Inglaterra, familiares de um jovem de 19 anos que acordou de um coma após 11 meses não sabem como irão contar para ele a respeito da pandemia da Covid-19. Mesmo sem saber sobre a disseminação global do vírus, Joseph Flavill já foi infectado por duas vezes pela doença nesse período.
O rapaz sofreu uma lesão cerebral traumática três semanas antes de o Reino Unido anunciar um bloqueio nacional por conta da pandemia. Flavill foi atropelado por um carro no condado de Staffordshire em 1º de março de 2020, e foi imediatamente hospitalizado.
Ele não se lembra de nada do que aconteceu desde então, e muito menos que contraiu o novo coronavírus por duas vezes no hospital — uma durante o coma e outra após acordar.
“Não sei por onde começar. Um ano atrás, se alguém tivesse me contado o que iria acontecer no ano passado, acho que não teria acreditado. Não tenho ideia de como Joseph vai entender o que todos nós passamos”, disse Sally Flavill Smith, tia do garoto, ao jornal The Guardian.
Leia também:
Biden promete "desfazer a vergonha" da separação de famílias da era Trump
STF vê risco de impasse sobre situação de Lira em linha sucessória da Presidência
Volta às aulas: momento de redobrar cuidados com as questões emocionais
Mesmo após acordar do coma, Flavill ainda apresenta dificuldades em assimilar a realidade ao seu redor. Nos primeiros dias, segundo a tia, permaneceu com os olhos abertos e sem falar com ninguém.
“Quando ele está acordado em seu quarto, ele não vai ter a menor ideia de por que está lá. Falamos sobre isso por telefone e tentamos alertá-lo de que realmente queremos estar ali segurando suas mãos, mas simplesmente não podemos fazer isso (por conta da pandemia)”, disse Smith.
"Mas tentamos mantê-lo o mais simples possível, não temos realmente tempo para entrar na enorme pandemia - simplesmente não parece real, não é? Quando ele realmente puder ter um contato cara a cara, essa será a oportunidade de realmente tentar explicar a ele o que aconteceu", completa a tia.
Antes do acidente, Joe praticava hóquei e era candidato a receber o prêmio de ouro Duque de Edimburgo por sua performance. A família dele conseguiu arrecadar 32 mil libras (equivalente a R$ 234 mil) para custear o tratamento a longo prazo.