Indígenas enfrentam incêndio que avançava em direção à aldeia em São Paulo

Yahoo Notícias
“A única ferramenta que a gente tinha era o facão e as folhas verdes das árvores para abanar o fogo”, afirma uma das lideranças da aldeia (Foto: Agência Brasil/Reprodução)
“A única ferramenta que a gente tinha era o facão e as folhas verdes das árvores para abanar o fogo”, afirma uma das lideranças da aldeia (Foto: Agência Brasil/Reprodução)

Um incêndio consumiu parte da Mata Atlântica preservada que cerca as aldeias indígenas Itakupe e Pyau, no Pico do Jaraguá, na zona norte de São Paulo, durante parte do último domingo (21). O Corpo de Bombeiros não divulgou a causa do incêndio. Indígenas suspeitam que foi um balão. 

As primeiras chamas foram vistas por volta das 11h, segundo os indígenas, avançando em direção à aldeia Itakupe. O Corpo de Bombeiros foi acionado e utilizou caminhões para tentar conter as chamas. As aldeias, do povo Guarani Mbya, fazem parte da menor Terra Indígena do país.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

De acordo com a corporação, o incêndio foi controlado por volta das 18h30, quando os trabalhos foram finalizados no local, conforme publicação na rede social oficial dos Bombeiros.  

Leia também:

“Viaturas estão de regresso às suas bases, portanto, os trabalhos estão sendo finalizados pelo local. Intenso trabalho para os homens do Corpo de Bombeiros que atenderam esta ocorrência. Parabéns a todos pelo empenho”, diz a postagem. 

A versão dos indígenas, no entanto, é diferente. Segundo Thiago Martim, um dos líderes das aldeias, os bombeiros disseram que não conseguiam entrar na mata para apagar o fogo.

“Reunimos os Xondaro para tentar conter o incêndio por conta própria”, afirma em uma rede social, referindo-se aos indígenas que tem papel de guardiões da aldeia.

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Em um vídeo publicado por volta das 21h de ontem (21), ainda é possível ver chamadas pela mata. “A única ferramenta que a gente tinha era o facão e as folhas verdes das árvores para abanar o fogo”, afirma Martim em um vídeo. 

O incêndio só foi controlado, segundo os Guarani Mbya, por volta da meia-noite desta segunda-feira (22).

Yahoo entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. 

Siga o Yahoo Notícias no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Leia também