Incentivo para a prática de esportes para mulheres acima dos 50 anos

·2 minuto de leitura


O sedentarismo e a falta de prática esportiva atingem mais mulheres que homens, sendo que uma em cada três não se exercitam — 66,6% delas. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas essa é uma realidade que a influenciadora Ceres Azevedo, 61, tenta mudar. Com produção de conteúdo voltado para o público 50+, ela enxerga as atividades físicas como um fator de saúde e autoconhecimento.

- Alimentação e exercícios físicos são a prioridade número um da minha vida, pois são a base da minha saúde e bem-estar - garante a influenciadora, que começou a busca por uma melhora no estilo de vida quando descobriu uma doença autoimune, a Espondilite Anquilosante.

Atualmente ela opta por uma dieta antiinflamatória e exercícios como o alongamento, a caminhada e a bicicleta. Além de uma maneira de ajudar a controlar a doença, com a qual ela convive há pouco mais 5 anos, essa também foi uma maneira que Ceres encontrou de se reconectar consigo mesma.

- Reflete diretamente na minha rotina e qualidade de vida e consequentemente na minha produtividade. O que eu tento passar para as minhas seguidores é que o autoconhecimento e, consequentemente, o autocuidado começam desde a alimentação e atividade física. Quando você se conhece, você se cuida e quando você se cuida, você passa a olhar para você com mais amor - conta.

Ceres Azevedo, que tem como público-alvo as mulheres 50+, conta que sente que esse processo de aderir a um estilo de vida mais saudável ainda traz muitas dificuldades para as mulheres maduras.

- São pessoas que nunca desenvolveram esse autocuidado durante a vida e muitas vezes acreditam que não podem mais alcançar esse estado de bem-estar físico e mental. Ao passar toda a minha rotina e vivência, o que comunico é que é preciso reviver lados adormecidos por crenças quanto a idade e começar a cultivar o nosso templo, que é nosso corpo - diz.

Ao adotar uma rotina mais gentil com o corpo, ela garante que os ganhos são uma maior produtividade, menos estresse e menos cansaço, o que também abre portas para a descoberta de outras versões de si mesma.

- É um efeito em cadeia, você se conhece, se cuida, se valoriza e começa a enxergar coisas oportunidades e beleza no passar da idade - define Ceres.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos