Início de Haaland no Dortmund já é melhor do que o de Lewandowski

Goal.com

Robert Lewandowski reinava absoluto como grande atacante da Bundesliga, mas ainda que esteja fazendo uma temporada espetacular o polonês viu a chegada jovem Erling Braut Haaland ofuscar, de certa maneira, os seus feitos. Em sua primeira campanha pelo Borussia Dortmund, o norueguês já ultrapassou o número de gols que o hoje camisa 9 do Bayern fez no seu primeiro ano dentro do futebol alemão.

Lewandowski chegou ao Borussia Dortmund em 2010 ainda desconhecido, embora já tivesse mostrado faro de gols no futebol polonês. Em sua primeira campanha com os aurinegros, marcou um total de 9 gols em 43 partidas – levando em conta todas as competições. Considerando apenas a Bundesliga, Robert estufou as redes 8 vezes em 33 duelos.

Haaland, ao contrário de Lewandowski, já chegou na Alemanha conhecido mundialmente por causa das impressionantes exibições pelo Red Bull Salzburg, da Áustria, na Champions League. E, vestindo a mesma camisa do Borussia Dortmund que Lewandowski defendeu até 2014, antes de transferir-se para o Bayern, seguiu a mostrar um faro de gols incrível.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

"Coutinho se abala muito rápido", avalia Élber

Com apenas 8 jogos na Bundesliga, uma vez que foi contratado em janeiro de 2020, Haaland fez 9 gols no Campeonato Alemão. Um a mais do que Lewandowski conseguiu em sua primeira temporada completa pelo Dortmund. Totalizando todas as competições pelo clube do Signal Iduna Park, o jovem de 19 anos já acumula 12 tentos em 11 partidas.

Mas se você acha que existe algum ciúme exacerbado por parte de Lewandowski, está enganado. O polonês inclusive deu conselhos para a nova sensação, que já está na mira de outros gigantes como Real Madrid e Manchester United.

Haaland tem a melhor média da Bundesliga 19-20

Lewandowski lidera a tabela de artilheiros desta edição da Bundesliga, com 25 gols, e sonha em igualar a marca histórica estipulada por Gerd Müller na temporada 1971-72. Naquela campanha, o mítico goleador do Bayern estufou as redes em 40 ocasiões.

Como chegou ao Dortmund no meio da temporada, Haaland ainda não briga pela artilharia, mas a média de gols é invejável: 1.59 tentos por 90 minutos, segundo estatística da Opta Sports. É, empatado com o brasileiro Paulinho (meia do Leverkusen), a melhor do campeonato. Lewandowski faz, em média, 1.1 por partida.

Dortmund x Schalke é o maior clássico da Alemanha, diz ídolo do Bayern

Hegemonia do Bayern prejudica a Bundesliga?

Mas a história ainda não acabou. A Bundesliga volta neste sábado (16), e em meio às várias disputas na tabela, será também uma chance de acompanharmos esta briga particular entre os centroavantes.

Leia também