Improvisação? Mudança de esquema? Ceni quebra a cabeça para definir escalação no São Paulo

Calleri disputa bola com Luan no treino do Tricolor desta sexta, no CT da Barra Funda(Foto: Divulgação/São Paulo FC)


Qual time o técnico Rogério Ceni levará a campo no São Paulo para o duelo contra o Fluminense, às 16h30 (de Brasília) deste sábado (5), no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro? Difícil dizer. E o motivo passa longe de um capricho do treinador em esconder a escalação para um duelo de tamanha importância, visando um confronto decisivo para as pretensões de se classificar à próxima Copa Libertadores...


+ Confira as notas dadas aos jogadores do São Paulo no empate com o Atlético-MG segundo a avaliação da equipe do LANCE!

Ceni tem nada menos que 12 desfalques no Tricolor para a partida no Rio de Janeiro (RJ), sendo dez deles por contusão, um liberado para servir seleção nacional e um suspenso pelo terceiro cartão amarelos (veja a lista abaixo). É o recorde da temporada (o máximo havia sido dez no período entre julho e agosto).

Em um dos momentos mais delicados da temporada, onde o clube do Morumbi luta para conquistar o objetivo de chegar à competição continental, com uma matemática que se complicou, a realidade exposta ao torcedor é que a sequência dos três últimos jogos no Brasileirão aconteçam com um time cheio de improvisações e mudanças táticas.

Uma das posições que mais assusta os são-paulinos é a lateral-direita. Igor Vinícius, com uma pubalgia, e Moreira, que passou por cirurgia, não devem mais entrar em campo até o final do ano. E isso cria um problema na cabeça de Ceni, já que o experiente Rafinha, nato no setor, vinha sendo improvisado na zaga, em uma linha de três atletas.

No empate em 2 a 2 com o Atlético-MG, na última terça-feira (1), no Morumbi, o treinador manteve a linha de três e improvisou Reinaldo, esquerdo de origem, na direita. O próprio Ceni destacou que não ficou satisfeito com o resultado, apesar de elogiar o camisa 6.

Com isso, existe uma possibilidade de voltar à linha com quatro jogadores na defesa, com Welington atuando na lateral-esquerda, ou mesmo Léo, de origem na posição, fechando o setor com funções defensivas.

Com três, Rafinha deverá ser mantido na zaga e outro jogador improvisado na ala-direita.

O outro grande problema de Ceni é o meio-campo. Nestor, titular absoluto, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. E o substituto depende do que acontecer na zaga. Com linha de três, uma opção mais defensiva. Com quatro, um polivalente.

Com tantos impasses e dilemas, um provável São Paulo para enfrentar o Flu vem com Felipe Alves; Rafinha, Ferraresi e Léo; Igor Gomes (Marcos Guilherme), Pablo Maia, Luan (Galoppo), Patrick e Reinaldo (Welington); Luciano e Calleri.

O São Paulo ocupa a oitava colocação da classificação, com 51 pontos e tem diante do rival carioca a obrigação de vencer para continuar sonhando com o objetivo de chegar à próxima edição da Copa Libertadores. A equipe treinou nesta manhã, no CT da Barra Funda, e já viajou para o Rio de Janeiro (RJ) na sequência.

VEJA A SITUAÇÃO DE TODOS OS DESFALQUES DO SÃO PAULO

1 - Miranda (lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo)
Não deve mais atuar na temporada.

2 - Diego Costa (tendinite no joelho direito)
Há esperança que retorne ainda.

3 - Moreira (cirurgia no joelho esquerdo)
Só volta a jogar em meados de 2023.

4 - Igor Vinícius (pubalgia)
Não deve jogar mais na temporada.

5 - Rodriguinho (mialgia na região posterior da coxa direita)
Não foram reveladas informações sobre a condição.

6 - Nikão (desconforto na região do adutor esquerdo)
Não deve atuar mais na temporada.

7 - Alisson (dores na coxa direita)
Há esperanças de que atue ainda neste ano.

8 - Caio (cirurgia no joelho direito)
Só voltará a jogar em meados de 2023.

9 - Éder (trauma no joelho esquerdo)
Não foram reveladas mais informações sobre a contusão.

10 - Colorado (contratura na região anterior da coxa direita)
Não deve mais atuar nesta temporada.

11 - Arboleda (liberado para trabalhar com a seleção equatoriana)
Com foco na Copa do Mundo, não joga mais pelo clube neste ano.

12 - Rodrigo Nestor (suspenso)
Fica à disposição no próximo jogo.

> Confira classificação, jogos e simule resultados do Brasileirão-22
> Conheça o novo aplicativo de resultados do LANCE!