Imprensa holandesa muda o tom e acredita em título da Copa do Mundo: 'Por que não sonhar?'

Holandeses estão animados com a possibilidade de título (Alberto Pizzoli / AFP)


A Holanda está classificada para as quartas de final da Copa do Mundo e é uma das únicas seleções invictas na competição. Depois das atuações da fase inicial, no entanto, tal campanha não era o esperado pela imprensa local. Com um pé atrás no início, os jornais holandeses começaram a embarcar na onda de confiança após a vitória sobre os Estados Unidos.

O resultado das oitavas de final foi o mais convicente da Holanda no Qatar. O ataque foi eficiente e a defesa manteve a solidez necessária para vencer por 3 a 1. Por isso, os jornalistas da Holanda já sonham com o título da Copa do Mundo, que seria o primeiro da história da Laranja.

+ Van Gaal reclama de falta de apoio da torcida holandesa na Copa do Mundo

- Isso é permitido. Por que não devemos sonhar? Não acho que todos esperavam que ganhássemos a Copa do Mundo - disse Noussair Mazraoui, ex-jogador do Ajax, ao De Telegraaf.

"Esse é o futebol de Orange hoje. Contra-futebol, vestido de laranja chamativo. É bom em seu gênero, mas a Holanda está acostumada com outros gêneros. Futebol de resultado. Só o título mundial conta, pelo menos, a chance séria de título mundial", escreveu Willem Vissers, no De Volkskrant.

Apesar de acreditar no título, alguns jornalistas ainda ficam com um pé atrás, por conta do estilo de jogo apresentado pela Holanda. O próprio Vissers, inclusive, escreveu que a Laranja está acostumada a propôr o jogo e não apostar em contra-ataques. Embora sejam efetivas, as atuações fogem das tradições.

+ Zagueiro da Holanda realiza trabalhos específicos e preocupa para sequência da Copa do Mundo

Agora, a Holanda enfrentará a Argentina, de olho em uma vaga nas semifinais da Copa do Mundo. Para muitos, este será o primeiro grande teste da Laranja. O duelo acontecerá nesta sexta-feira, às 16h (de Brasília), no Estádio Lusail.