A importância de Ronaldinho para a integração de Messi ao Barcelona

Antonio Mota
·3 minuto de leitura

Em seu livro “Barça: a construção e a trajetória do melhor FC Barcelona de todos os tempos”, o autor Graham Hunter conta com muita clareza e com ‘toneladas de informações’ como o Barcelona de Pep Guardiola (2008/2012) se tornou um dos clubes mais apaixonantes, encantadores, poderosos e históricos de todos os tempos no futebol mundial. E, claro, Lionel Messi é nome comum em toda a obra.

Em um dos trechos do livro (A construção de Messi), no qual o escritor detalha os avanços e percalços do argentino até sua chegada ao elenco principal, Hunter destaca a importância de Ronaldinho e dos brasileiros do plantel culé – Deco, Sylvinho, Edmilson e Juliano Belletti – para a integração do hoje camisa 10 ao Barcelona: “Apesar de ser argentino, os brasileiros trataram de acolhê-lo”, escreveu o autor.

Ronaldinho foi um irmão mais velho para Lionel Messi no Barcelona. | LLUIS GENE/Getty Images
Ronaldinho foi um irmão mais velho para Lionel Messi no Barcelona. | LLUIS GENE/Getty Images

“Ronnie [Ronaldinho] foi muito importante para mim. Eu era muito novo quando cheguei ao vestiário do Barcelona, mas ele fez questão de ser o primeiro a se aproximar e cuidar de mim”, declarou Messi, pouco tempo após chegar ao profissional do Barça. “Ronaldinho abriu o caminho, e todos, sem exceção, me apoiaram e fizeram com que eu me sentisse bem-vindo”, afirmou o à época adolescente meia-atacante.

Como destaca Hunter, Leo ainda falou do apoio de R10 e lembrou do que aprendeu com o Bruxo: “Ronaldinho cuidou de mim e me protegeu como um amigo mais velho. E foi um grande privilégio ter podido jogar ao lado dele. Há uma mesa ‘brasileira’ nas refeições do Barça, e muitas vezes, eles me convidam para sentar lá. Mas sempre fazem questão de dizer que sou o único argentino que eles vão deixar se juntar a eles”.

Tento copiar um pouco as coisas que Ronaldinho faz. Mas, o fundamental, é tentar jogar com a mesma alegria que ele. Ele jogando sempre mantém m sorriso no rosto – é assim também que eu me sinto. Jogar futebol sempre significou alegria e felicidade para mim.lembrou Messi.

Ronaldinho foi fundamental para integração de Messi no Barça | Denis Doyle/Getty Images
Ronaldinho foi fundamental para integração de Messi no Barça | Denis Doyle/Getty Images

Cabe lembrar também, assim como no livro, que Ronaldinho foi essencial para Lionel Messi também dentro das quatro linhas, tendo dado duas assistências para o argentino marcar o seu primeiro gol pelo Barcelona – um gol foi anulado por impedimento – em 2005.

“Fiz minha estreia no profissional mais ou menos com a mesma idade dele [Messi] e sei exatamente o quanto é difícil para um garoto talentoso ser respeitado em um elenco cheio de gente mais velha”, comentou Ronaldinho, acrescentando: “Então, para aliviar a pressão sobre ele, decidi tratá-lo como meu irmão caçula e tentamos sempre brincar para fazer com que ele encarasse aquele momento da forma mais natural possível. Era só uma demonstração de camaradagem”.

Ronaldinho e outros brasileiros foram muito importantes para a adaptação de Messi ao Barcelona. | Denis Doyle/Getty Images
Ronaldinho e outros brasileiros foram muito importantes para a adaptação de Messi ao Barcelona. | Denis Doyle/Getty Images

Como magistralmente Graham Hunter encerra o trecho: “A parte mais triste dessa história é que a carreira de Ronaldinho tenha começado a entrar em declínio assim que Messi amadureceu para se tornar um gênio do esporte”. Uma pena para os amantes do futebol.

Quer saber como se prevenir do coronavírus? #FiqueEmCasa e clique ​aqui.