Impedimento automático? Entenda como funciona mecanismo

·1 min de leitura
EINDHOVEN, NETHERLANDS - NOVEMBER 25: offside for Ritsu Doan of PSV Eindhoven by Assistant referee Adam Kupsik  during the Group B - UEFA Europa League match between PSV and Sturm Graz at Philips stadium on November 25, 2021 in Eindhoven, Netherlands (Photo by Broer van den Boom/BSR Agency/Getty Images)
Projeto referendado por Pierluigi Collina poderia ser utilizado na Copa do Mundo do Catar. Foto: (Broer van den Boom/BSR Agency/Getty Images)

A Copa do Mundo de 2022 do Catar está chegando. Com as Eliminatórias em suas fases finais, boa parte dos participantes do próximo Mundial serão conhecidos nos próximos meses e uma novidade pode ser usada na competição realizada no final do ano que vem.

Uma ferramenta de detecção automática de impedimento está sendo testada na Copa Árabe e os resultados, por enquanto, vão sendo satisfatórios. Pierluigi Collina, atual Diretor de Arbitragem da FIFA, comentou à Gazzetta dello Sport, periódico italiano especializado em esporte, sobre os testes: "Estamos experimentando novas tecnologias para obter respostas rapidamente. Na Copa Árabe da FIFA os testes correram muito bem. Estamos otimistas de que possa ser usado na Copa do Mundo de 2022".

Leia também:

O ex-árbitro italiano ainda explicou como é organizada a tecnologia e seu uso: "São entre 10 e 12 câmeras que detectam 29 pontos no corpo do jogador, 50 vezes por segundo, e o software analisa os dados em tempo real, calculando perfeitamente o momento do passe e a posição dos jogadores. Não só isso, mas já inserindo as grades para destacar o impedimento. Em seguida, envia-o automaticamente para a estação VAR, que tem a resposta a dar ao árbitro nos casos de impedimento objetivo. Quais são os mais numerosos. Os tempos? Certamente muito mais rápido do que hoje".

Incomodada com a demora da decisão do árbitro de vídeo com as marcações de impedimentos, a comunidade do futebol vê com bons olhos a tecnologia, mas dúvidas ainda pairam.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos