Imediatismo toma conta do mundo. Afinal, quem será o Bola de Ouro 2017?

Em menos de quatro meses completos, dois atletas já foram apontados como favoritos ao prêmio da Bola de Ouro 2017. Neymar se tornou o favorito ao prêmio para boa parte da imprensa mundial ao decidir sobre o Paris Saint-Germain na Champions League e brilhar com as cores da Seleção. Hoje, logo depois de marcar o 500º e decidir El Clásico em prol do Barcelona, Messi é quem goza deste prestígio. Mas, afinal, quem terá este rótulo ao término do ano?

Neymar era tido como o principal atleta do mundo no início de 2017. O brilhantismo na vitória sobre o PSG no Camp Nou e as boas atuações sob a batuta de Tite na Seleção Brasileira colocaram o camisa 11 do Barça em alta, sobretudo na Europa. A France Football, responsável pela premiação da Bola de Ouro, chegou a colocá-lo como favorito à conquista no mês passado.

Contudo, segundo um velho ditado do esporte, "no futebol, não há verdades que durem 24 horas". Menos de um mês depois é a vez de Lionel Messi ser exaltado pelos amantes da modalidade. O craque alcançou o 500º com as cores do Barcelona e decidiu El Clásico diante do Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu. A atuação de gala na partida válida 33ª rodada de La Liga transformou o 10 do time catalão em um fortíssimo candidato.

Luis Suarez Barcelona Champions League

Eles, todavia, não são os únicos postulantes. O primeiro passo é reconhecer que a dupla da equipe blaugrana não é a única concorrente. Há outro atleta do próprio clube que busca este troféu, caso de Luis Suárez. 

O centroavante ainda não teve uma atuação como protagonista neste ano, mas está entre os grandes concorrentes ao posto de melhor do mundo. A participação na goleada sobre o PSG foi discreta. Entretanto, ele teve mais influência que o próprio Lionel Messi. Além de tudo, já fez 17 gols em 26 partidas disputadas, entre La Liga, Copa del Rey e Champions League.

Os candidatos ao troféu de melhor do mundo, no entanto, não estão apenas no Camp Nou. Na própria Espanha, mais especificamente em Madrid, há dois atletas que pleiteiam esta conquista.

Cristiano Ronaldo Real Madrid 2017

Cristiano Ronaldo é o principal concorrente da dupla. Mesmo contestado, o português foi decisivo na classificação do Real Madrid para a semifinal da Champions League. O camisa 7 merengue fez cinco gols diante do Bayern nas quartas de final e conduziu a sua equipe à fase seguinte da competição. No Campeonato Espanhol, por sua vez, ele tem encontrado dificuldades, vide o clássico contra o Barcelona, no domingo passado.

Pesa também o fato de ele ser o detentor da Bola de Ouro. Campeão da Eurocopa 2016 e da edição passada da UEFA Champions League, o português foi eleito com a maioria esmagadora dos votos e quer receber novamente o prêmio para se tornar o maior vencedor da história ao lado do argentino do Barcelona.

antoine griezmann atletico madrid primera division 042217

Na capital espanhola, há também um atleta que pode ser considerado um outsider. Antoine Griezmann é o principal jogador do Atlético de Madrid, semifinalista da UEFA Champions League e postulante à terceira posição de La Liga. Curiosamente, o francês ficou na terceira posição em 2016, atrás somente de CR7 e Messi, sobretudo pela temporada coletiva. Ele foi vice da Euro e da Champions. Contudo, neste ano, ele pretende uma melhora considerável e o sonho de ganhar os prêmios individuais estão cada vez mais vivos.

Estamos somente em abril, mas a pergunta não quer calar. Quem será o dono da Bola de Ouro 2017?