II Expo Internacional da Consciência Negra traz debate sobre racismo nos esportes

Robson Caetano fará parte do debate na II Expo Internacional da Consciência Negra (Foto: Divulgação)


Na véspera da abertura da Copa do Mundo do Qatar, a II Expo Internacional da Consciência Negra, trouxe um debate sobre o racismo nos esportes. O ex-velocista Robson Caetano e o ex-goleiro Mário Aranha participarão do painel ‘Racismo no esporte: Futebol e afins’. A palestra ocorre neste sábado, às 17h às 18h e será mediada por Lica Oliveira, ex-jogadora olímpica de vôlei e atriz.


​Além disso, neste domingo, 20, quando é comemorado o Dia da Consciência Negra e o início da Copa, a Expo vai transmitir a abertura dos jogos em telões e apresentará o documentário ‘Tempo de Reação’, que conta a história de Moacyr Barbosa Nascimento.

+ Triste? Fora da Copa, Firmino curte dias de folga em resort de luxo nas Ilhas Maldivas

Mais conhecido como Barbosa, ele foi goleiro da seleção brasileira de futebol na Copa do mundo de 1950, no Maracanã.O documentário propõe uma reflexão sobre o racismo no Brasil a partir da história do craque, que chegou a ser considerado o culpado pela derrota do Brasil no chamado Maracanazzo.

+ Gabigol admite frustação por não ter sido convocado para Copa: 'Infelizmente não aconteceu'

Em 7 minutos, o documentário traz depoimentos das seguintes personalidades: Mário Lúcio Duarte Costa (Aranha), Marcelo Barreto, Breiller Pires, Jefferson de Oliveira Galvão, Lucas Alexandre Galdino de Azevedo, Luciana Maria Dionizio, Miriam Soares e Thales Ramos.