Idosos passam mais de 12h na fila por vacina em Belford Roxo, mas senhas acabam em minutos

Redação Notícias
·1 minuto de leitura
Idosos enfrentaram filas na madrugada em Belford Roxo - Foto: Reprodução/TV Globo
Idosos enfrentaram filas na madrugada em Belford Roxo - Foto: Reprodução/TV Globo

O caos no sistema de vacinação contra Covid-19 fez com que idosos passassem a madrugada de segunda para terça-feira na fila em Belford Roxo, no Rio de Janeiro, sem que ao menos houvesse insumos para todos. Pelo contrário, as senhas se esgotaram em poucos minutos pela manhã.

A terça-feira marcou o início da vacinação para idosos de 71 anos. Para garantir o acesso às doses disponíveis, filas começaram a ser formadas já no início da tarde de segunda. No Posto de Saúde Neuza Brizola, no Centro, por exemplo, as primeiras pessoas chegaram às 14h.

Leia também:

O cenário se repetiu por outros postos do município. Boa parte dos idosos passaram mais de 12 horas na fila, enfrentando toda a madrugada na rua. Às 7 horas, as senhas começaram a ser distribuídas. Mas poucos minutos depois, veio o anúncio de que elas já haviam acabado.

A maioria dos idosos ficou sem vacinar, o que gerou revolta neles e em seus familiares, que também passaram a madrugada nas filas. “Não dão satisfação, falam para a gente reclamar com o secretário. Isso é um absurdo”, reclamou à TV Globo uma mulher que aguardava desde uma hora da manhã.

Ao G1, a prefeitura de Belford Roxo limitou-se a explicar que distribui senhas diariamente às pessoas da faixa etária prevista para a data, e que a alta procura na cidade é resultado da falta de vacinas em municípios vizinhos.