Hugo Calderano é campeão de etapa do Circuito Mundial de tênis de mesa e iguala recorde de chineses


O mesatenista brasileiro Hugo Calderano, número 7 do mundo, bateu o ucraniano Yaroslav Zhumudenko por 4 sets a 0 (parciais de 11/4, 11/5, 11/2 e 11/8) e venceu o WTT Contender, primeira etapa do Circuito Mundial de tênis de mesa, realizada em Durban, na África do Sul.

O carioca de 26 anos era o grande favorito do torneio. Apesar de ser o sétimo colocado no ranking mundial, os seis primeiros não participaram do WTT Contender. O brasileiro não saiu do top-10 desde que entrou há quase cinco anos.

+ Vasco toma decisão sobre Capasso, reviravolta na venda de Hugo Souza… o Dia do Mercado!

De quebra, Hugo alcançou os chineses Wang Chuqin (3º) e Liang Jingkun (6º) como os maiores campeões de etapas do WTT até aqui. Desde que o circuito internacional foi reformulado, em 2021, o brasileiro conquistou três títulos: além de Durban, venceu também o WTT Star Contender Doha, há dois anos, e o WTT Contender Túnis, na temporada passada.

Na semifinal do torneio da África do Sul, Calderano bateu o sueco Anton Kallberg por 3 sets a 1 (parciais de 11/7, 10/12, 11/6 e 11/5). Nas quartas de final, o mesatenista enfrentou o duelo mais difícil da trajetória, mas venceu o chinês Lin Shidong por 3 sets a 2 (parciais de 11/7, 4/11, 11/7, 6/11 e 11/7).

Hugo Calderano - Final WTT
Hugo Calderano - Final WTT

Hugo Calderano durante a final do WTT Contender (Foto: WTT)

+ Mundial de Handebol 2023 classifica seleções para as Olimpíadas?

Com a vitória, Calderano conquistou uma etapa mundial de tênis de mesa pela quinta vez. No ano passado, o atleta alcançou a 3º posição entre os melhores do mundo, mais alta já ocupada por um esportista das Américas na história.

A partir desta quarta-feira, Hugo disputará a chave principal do WTT Contender Doha, no Qatar. Caso chegue à final do torneio, o brasileiro terá assegurado um lugar entre os cinco melhores do ranking mundial.