Gakpo marca novamente e Holanda garante liderança do Grupo A com vitória sobre o Catar

Cody Gakpo comemora gol em vitória da Holanda sobre o Catar

AL KHOR, Catar (Reuters) - O atacante Cody Gakpo marcou seu terceiro gol em três jogos na Copa do Mundo para ajudar a Holanda a conquista uma vitória tranquila sobre o anfitrião Catar por 2 x 0 no Estádio Al Bayt, nesta terça-feira, garantindo a liderança do Grupo A e avançando para a fase final da Copa do Mundo.

Os holandeses, que terminaram com sete pontos em três jogos da fase de grupos, classificaram-se às oitavas de final junto com o Senegal, que eliminou o Equador ao vencer a seleção sul-americana por 2 x 1 e terminar com o segundo lugar do grupo, com seis pontos.

O Catar já havia sido eliminado após a derrota por 3 x 1 para Senegal e, apesar do grande investimento em instalações de última geração para sediar a Copa do Mundo, a seleção da casa não teve uma boa performance em campo.

No primeiro gol, Davy Klaassen deu bom passe para Gakpo, que passou pela da defesa antes de despachar um chute bem colocado para abrir o placar aos 26 minutos.

Aos quatro minutos do segundo tempo, os holandeses marcaram novamente quando um cruzamento de Klaassen chegou a Memphis Depay, que chutou forte, mas parou na defesa do goleiro do Catar. Frenkie de Jong então aproveitou o rebote para marcar.

O apito final marcou o início de uma curta espera para os holandeses saberem qual das seleções do Grupo B --Inglaterra, País de Gales, Irã ou Estados Unidos-- enfrentarão nas oitavas de final.

O Catar, campeão asiático, voltará a ser o anfitrião da Copa da Ásia e a traçar o futuro do esporte em seu país.