Holanda na Copa do Mundo 2022: os convocados, destaques, dias e horários dos jogos


A Holanda volta a disputar uma Copa do Mundo após ficar de fora em 2018. Na sua última participação, em 2014, a equipe holandesa foi eliminada pela Argentina nas semifinais e ficou com o 3º lugar após derrotar o Brasil. Invicta há 15 partidas neste ciclo de Mundial, o técnico Louis van Gaal divulgou a lista de convocados para a competição na última sexta-feira.


Classificação para a Copa


A Holanda se classificou para a Copa do Mundo em primeiro no grupo G com 23 pontos em 10 jogos, sendo sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Foram 33 gols marcados e apenas oito sofridos, com um aproveitamento de 77%. Os adversários da seleção holandesa no grupo foram a Turquia, Noruega, Montenegro, Letônia e Gibratar.

Grupo e estreia

A Holanda está no grupo A do Mundial, junto ao Qatar, Equador e Senegal. A seleção holandesa estreia na próxima segunda-feira, contra o Senegal, às 13h (de Brasília). No dia 25, enfrenta o Equador e finaliza a fase de grupos no dia 29 contra o anfitrião Qatar. Caso avance para as oitavas de final, a Holanda terá pela frente como adversário alguma seleção do grupo B, composta por Estados Unidos, Inglaterra, Irã e Pais de Gales.

Seleção Holanda
Seleção Holanda

Seleção da Holanda (Foto: Divulgação/Twitter)

Destaque

Com 31 anos, o zagueiro Virgil van Dijk , do Liverpool, é um dos grandes destaques da Holanda. Eleito o melhor jogador da Uefa em 2019, chegou a disputar a premiação do ‘Fifa The Best’ nesse mesmo ano ao lado de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, após uma excelente temporada com a camisa dos Reds. O defensor é capitão da seleção nacional e vai disputar sua primeira Copa do Mundo.

Memphis Depay, atacante de 28 anos também ganha destaque na seleção. Atualmente no Barcelona, o jogador tem passagens pelo PSV, Manchester United e Lyon, vai disputar sua segunda Copa do Mundo. Pela seleção, são 79 partidas e 41 gols marcados.

Aos 25 anos, o meia Frenkie de Jong do Barcelona, iniciou sua careira no Willem II, em 2015 e no mesmo ano foi vendido para o Ajax, clube que ficou até 2019, quando foi para o clube catalão. Pela seleção, será a primeira vez que disputará a Copa do Mundo.

Com apenas 23 anos, o zagueiro Matthijs de Ligt foi revelado pelo Ajax em 2017 onde ficou por dois anos, até ir para a Juventus. Atualmente o jogador está no Bayern de Munique e vai para sua primeira Copa do Mundo.

Ausência

Ryan Gravenberch, meio campo do Bayern de Munique, ficou de fora da lista do técnico Louis van Gaal. O jogador de 20 anos que é uma das principais joias da seleção e tem 11 jogos pela seleção, estava no álbum da Copa, mas não vive boa fase e ficou de fora do Mundial.

RYAN GRAVENBERCH - HOLANDA
RYAN GRAVENBERCH - HOLANDA

Ryan Gravenberch fica de fora da Copa do Mundo (Foto: Reprodução / Instagram)

A Holanda tem 11 participações em Copa do Mundo e nunca foi campeã, ficou em segundo lugar em três edições, sendo em 1974, 1978 e 2010. A equipe holandesa busca seu primeiro título Mundial no Qatar.

Os convocados

Goleiros: Justin Bijlow (Feyenoord), Andries Noppert (Heerenveen) e Remko Pasveer (Ajax);

Defensores:
Virgil van Dijk (Liverpool), Nathan Aké (Manchester City), Daley Blind (Ajax), Jurrien Timber (Ajax), Denzel Dumfries (Inter de Milão), Stefan De Vrij (Inter de Milão), Matthijs De Ligt (Bayern de Munique), Tyrell Malacia (Manchester United) e Jeremie Frimpong (Bayer Leverkusen);

Meio-campistas:
Frenkie De Jong (Barcelona), Steven Berghuis (Ajax), Davy Klassen (Ajax), Teun Koopmeiners (Atalanta), Cody Gakpo (PSV), Marten De Roon (Atalanta), Kenneth Taylor (Ajax) e Xavi Simons (PSV);

Atacantes:
Memphis Depay (Barcelona), Steven Bergwijn (Ajax), Vincent Janssen (Antwerp), Luuk De Jong (PSV), Noa Lang (Club Brugge) e Wout Weghorst (Besiktas).

Time base

Pasveer; Ake, Van Dijk, Timber; Blind, F. De Jeong, Koopmeiners, Dumfries; Gakpo; Depay, Bergwijn