Holanda e Equador empatam e adiam classificação às oitavas de final da Copa do Mundo


Holanda e Equador empataram em 1 a 1 no Estádio Internacional Khalifa, em jogo válido pela segunda rodada do Grupo A. Os holandeses abriram o placar com Cody Gakpo, jovem sensação da Laranja Mecânica, mas perderam o domínio da partida e sofreram o empate equatoriano, pelos pés de Enner Valencia.

Com o resultado, as duas equipes permaneceram na liderança isolada do grupo, mas, agora, estão ameaçados por Senegal. O Equador enfrenta a seleção africana na próxima rodada e pode até empatar para garantir a classificação. A Holanda, por sua vez, precisa repetir o resultado senegalês para confirmar a vaga nas oitavas de final.

+ Veja os grupos da Copa do Mundo 2022

INÍCIO AVASSALADOR E GOL DE GAKPO

Ao contrário da primeira partida, na qual a Holanda começou em menor intensidade, o jogo contra o Equador provou que as alterações eram necessárias. Em boa trama, a Laranja Mecânica abriu o placar com Cody Gakpo, e que golaço. O meia-atacante holandês recebeu após boa trama pelo meio e fuzilou de esquerda, no ângulo do goleiro equatoriano.

Holanda x Equador
Holanda x Equador

Enner Valencia marcou o gol do Equador no jogo (Raul Arboleda / AFP)

Após o gol, a Holanda conseguiu manter a posse de bola e dominou o jogo, mesmo com a pressão equatoriana na saída de bola. Mais uma vez, Van Gaal provou que aprendeu com os erros da primeira partida e mexeu muito bem, com as entradas de Timbers, na zaga, e Koopmeiners, no meio-campo.

EQUADOR MELHORA, CHEGA AO GOL E GERA POLÊMICA

Depois do gol holandês, o Equador teve dez minutos para assimilar o golpe e, depois, conseguiu criar excelentes oportunidades. Em uma delas, Estupiñan mandou a bola para as redes após desviar chute dentro da área, mas o lance foi assinalado como impedimento, para reclamação dos equatorianos.

AGORA SIM!

O Equador voltou da mesma maneira que terminou o primeiro tempo: buscando o gol e em cima da Holanda. A recompensa veio com Enner Valencia, depois de Estupiñan obrigar Noppert a fazer grande defesa. O atacante, que era dúvida para a partida após entorse no joelho, se consagra novamente.

+ Seleção Brasileira: LANCE! publica podcast especial 'Caminho do Hexa'

Este foi o terceiro gol de Enner Valencia em dois jogos na Copa do Mundo. O centroavante do Fenerbahçe, da Turquia, é o artilheiro isolado do Mundial do Qatar, à frente de grandes nomes como Richarlison, Giroud e até Gakpo, da Holanda.

HOLANDA PERDE INTENSIDADE E DEPENDE DE GAKPO E FRENKIE

Assim como no primeiro jogo, a Holanda teve uma atuação discreta quando analisados os 90 minutos. Como mencionado, o início animou bastante, mas, depois, perdeu muita intensidade. O fim do primeiro tempo e o começo da etapa complementar foram de domínio total do Equador. A Laranja dependeu muito de Frenkie De Jong e Gakpo para criar. Nem a entrada de Memphis Depay salvou.

EQUIPES SE DESORGANIZAM

No fim do jogo, as equipes começaram a perder o compromisso tático e buscaram se fechar para não sofrer uma derrota. Querendo ou não, o empate foi um resultado razoável para ambas as equipes, que continuam dependendo apenas de si para confirmar a classificação para as oitavas de final.

Na próxima rodada, a Holanda tem tudo para garantir a vaga em jogo diante do Qatar, anfitrião e já eliminado da Copa do Mundo. Se vencer, e o Equador não triunfar diante de Senegal, a Laranja Mecânica também confirmará o primeiro lugar do Grupo A e, nas oitavas, enfrentará o segundo colocado do Grupo B.

HOLANDA X EQUADOR
COPA DO MUNDO - FASE DE GRUPOS - 2ª RODADA


Local: Estádio Internacional Khalifa, Doha (QAT)
​Data e hora: 25 de novembro de 2022, às 13h (horário de Brasília)
Árbitro: Mustapha Ghorbal (Argélia)
Assistentes: Mokrane Gourari e Abdelhak Etchiali (Argélia)
Árbitro de vídeo: Shaun Evans (Austrália)
Cartões amarelos: Mendez (EQU)
Cartões vermelhos: Não houve.

GOLS: Cody Gakpo (6'/1T) e Enner Valencia (4'/2T)

HOLANDA
Noppert; Timber, Van Dijk, Aké; Dumfries, Blind, Koopmeiners (De Roon, 33'/2T), Frenkie De Jong, Klaasen (Berghuis, 25'/2T); Gakpo (Weghorst, 33'/2T) e Bergwijn (Depay, 1'/2T); Técnico: Louis Van Gaal.

EQUADOR
Galíndez; Porozo, Torres, Hincapie; Preciado, Estupiñan, Plata (Rodríguez, 38'/2T), Mendez, Caicedo e Estrada (Sarmiento, 30'/2T); Valencia (Ibarra, 38'/2T); Técnico: Gustavo Alfaro