Holanda chega às quartas de final da Copa do Mundo pela sétima vez; relembre


Com a vitória sobre os Estados Unidos, por 1 a 0, a Holanda confirmou a classificação para as quartas de final da Copa do Mundo. Esta é a sétima vez que a Laranja consegue chegar em tal fase, nas 10 participações em Mundiais. E o aproveitamento holandês é excelente, já que venceu cinco e perdeu apenas um dos confrontos.

A Holanda chegou a participar das Copas do Mundo de 1934 e 1938, mas não conseguiu avançar e ficou nas últimas posições do torneio. Depois, veio o melhor momento da seleção holandesa na história, com a Laranja Mecânica de Cryuff e Neeskens. A equipe alcançou a final em 1974 e 1978, mas acabou derrotada nas duas oportunidades, por Alemanha e Argentina, respectivamente.

+ Entenda a comemoração de Memphis Depay, atacante da Holanda

Após participação frustrante em 1990, na qual era favorita, a Holanda voltou às quartas de final em 1994, quando enfrentou o Brasil na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Em jogão, marcado por gols de Romário, Bebeto e Branco, a Laranja acabou eliminada pelos brasileiros, que se sagrariam campeões no fim do torneio. Os tentos holandeses foram marcados por Bergkamp e Winter.

Holanda x Estados Unidos
Holanda x Estados Unidos

A Holanda chegou às quartas de final com vitória sobre os Estados Unidos (Raul ARBOLEDA / AFP)

O Brasil também foi algoz da Holanda na Copa do Mundo de 1998, mas em instância diferente. As equipes se enfrentaram na semifinal dessa vez, mas o resultado foi o mesmo: vitória brasileira. A única diferença foi que as seleções tiveram que decidir a vaga na decisão nas penalidades máximas. Taffarel brilhou, defendeu as cobranças de Cocu e De Boer e classificou a Canarinha.

Nas quartas de final de 2010, no entanto, veio o troco dos holandeses. A Holanda venceu o Brasil por 2 a 1, com dois gols de Sneijder, e embalou campanha até a decisão da Copa do Mundo da África do Sul. O resultado, contudo, não foi o esperado, já que a Laranja acabou derrotada pela Espanha por 1 a 0 e acumulou seu terceiro vice da competição.

+ Saiba quando é o próximo jogo da Holanda na Copa do Mundo

Com a mesma geração, a Holanda novamente bateu nas quartas de final, mas não consegui chegar à decisão da Copa do Mundo de 2014. Dessa vez, a eliminação veio nas mãos da Argentina, possível rival nesta edição do Mundia, em decisão por penalidades. Os argentinos acabaram perdendo a decisão para a Alemanha, por 1 a 0, gol de Mario Gotze.

RELEMBRE AS CAMPANHAS HOLANDESAS

1934 (Primeira fase)
1938 (Primeira fase)
1974 (Vice-campeão)
1978 (Vice-campeão)
1990 (Oitavas de final)
1994 (Quartas de final)
1998 (Quarto lugar)
2006 (Oitavas de final)
2010 (Vice-campeão)
2014 (Terceiro lugar)