Hoje tem Brasil x Suíça na Copa: veja o que abre e o que fecha

Os jogos do Brasil pela Copa do Mundo do Catar estão mexendo com o coração e com a rotina do torcedor brasileiro. Alguns serviços têm seus horários de funcionamento alterados nos dias de jogos da seleção. Após vencer a Sérvia com dois gols de Richarlison na última quinta-feira (24), O time de Tite enfrenta nesta segunda-feira (28) a seleção da Suíça, às 13h (horário de Brasília). Apesar de não ser considerado um feriado nacional, saiba como ficará o funcionamento de órgãos públicos, unidades de saúde, transporte e bancos nas capitais do país.

Arte: Gol de Richarlison alimenta esperança de futebol bonito

Família na Copa: Tite quer conhecer árabe que carregou seu neto

Como fica o expediente nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo?

Uma portaria do Ministério da Economia publicada no Diário Oficial da União, determinou novas regras para o expediente durante a participação da seleção. O documento, assinado pelo ministro Paulo Guedes, autoriza o serviço reduzido nos dias de jogos do Brasil apenas de servidores públicos. De acordo com a portaria, nos dias em que o jogo do Brasil estiver marcado para as 13h, como nesta segunda-feira (28), o serviço será encerrado às 11h.

O que funciona no Rio de Janeiro nos jogos do Brasil na Copa do Mundo?

Unidades de Saúde: UPAs, hospitais, centros de emergência regional (CERs) e centros de atenção psicossocial (CAPS) tipo III – funcionarão ininterruptamente durante as datas de jogos da Seleção Brasileira na primeira fase.

Shoppings: Nos shoppings, o esquema ficou a critério dos lojistas. O funcionamento varia de acordo com o local, mas, em geral, vão fechar meia hora antes do jogo e reabrir após as partidas.

Bancos funcionam durante jogos do Brasil? Nesta segunda-feira (28), as agências bancárias vão funcionar das 9h às 12h em estados com horário igual ao horário de Brasília, segundo a Federação Brasileira de Bancos.

Como fica o trânsito durante os jogos do Brasil na Copa? A arena Fifa Fan Fest está montada na praia de Copacabana, na altura da Avenida Princesa Isabel, para o evento gratuito que conta com um telão de alta definição, de mil polegadas para exibição dos jogos, shows, apresentação de DJs, bares e outras atrações. Nesta segunda-feira (28), está prevista a interdição da Avenida Atlântica, pista junto à orla, no trecho entre a Rua Figueiredo de Magalhães e a Avenida Princesa Isabel, das 11h às 22h.

O que abre e o que fecha em São Paulo durante jogos do Brasil?

Unidades de Saúde: Durante os três jogos do Brasil nesta primeira etapa da Copa do Mundo os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Como fica o transporte durante os jogos do Brasil na Copa? A operação de algumas empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão ajustes para que todos consigam chegar a seus destinos a tempo de assistir às partidas.

Trilhos: O horário de pico no Metrô e na CPTM será antecipado.

Já a ViaMobilidade e a ViaQuatro estão preparadas para inserir mais trens de acordo com a demanda nos dias e horários de jogos, bem como o aumento do efetivo nas estações próximas a locais que tradicionalmente atraem público para assistir aos jogos.

EMTU: Nesta segunda-feira (28), a programação horária será mantida com monitoramento da demanda e eventuais ajustes, se necessário.

O que funciona no Espírito Santo durante os jogos do Brasil?

Shoppings: Lojas e quiosques tem fechamento facultativo uma hora antes das partidas com retorno de uma hora após o término do jogo. Todos os jogos da Copa do Mundo estão senddo ransmitidos em telões nas praças de alimentação, que funcionam normalmente.

Supermercados: A Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) informa que cada supermercado tem autonomia para decidir o funcionamento das lojas durante os jogos da Copa do Mundo.

Lojistas: As lojas de rua podem funcionar durante os jogos do Brasil. Mas fica a critério do lojista fechar as portas meia hora antes dos jogos e reabrir meia hora depois.

O que abre e o que fecha em Minas Gerais nos jogos do Brasil?

Serviços públicos: Funcionam nesta segunda-feira até às 11h, com exceção daqueles considerados essenciais.

Centros de Saúde: As Unidades Básicas de Saúde abrem no horário regular, mas fecham às 11 horas, duas horas antes do início da partida.

Hospitais funcionam durante os jogos do Brasil? Os hospitais de Belo Horizonte, assim como as Unidades de Urgência e Emergência, UPA's, Central de Internações, Centro de Referência em Saúde Mental e Serviço de Urgência Psiquiátrica funcionam normalmente.

Bancos: Os bancos abrem às 9h e fecham às 11h, segundo a Febraban.

Comércio: Não tem nenhuma restrição ao seu funcionamento durante o horário dos jogos, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). O fechamento é facultativo, cabendo aos lojistas decidir.

Shoppings: Fecham às 12h30 e reabrem 30 minutos após o fim da partida.

Ônibus: A Prefeitura de Belo Horizonte informou que os ônibus vão funcionar com quadro de horários especial, a partir das 10h até as 13h, com acréscimo de viagens. Os horários antes da partida são considerados como horário de pico. As linhas serãomonitoradas e, caso necessário, uma frota extra será mobilizada.

O que funciona no Maranhão durante os jogos do Brasil?

Telão: A Prefeitura de São Luís colocou um telão na região do Reviver, no Centro Histórico da capital, para o público assistir aos jogos da seleção brasileira durante a Copa do Mundo do Catar em 2022.

Comércio: Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) esclarece que não há regra específica sobre o horário de funcionamento do comércio em dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo 2022.

Centros de saúde: As Unidades Básicas de Saúde abrem no horário regular, mas fecham às 11 horas, duas horas antes do início da partida.

O que abre e o que fecha no Piauí durante os jogos do Brasil?

No Piauí, os servidores públicos do Estado tem horários normais de trabalho. A Prefeitura de Teresina, no entanto, determinou que o expediente será encerrado uma hora antes de cada jogo do Brasil, exceto quem trabalha prestando serviços essenciais.

Farmácias e Supermercados: Funcionam normalmente nos dias de jogos do Brasil.

Bancos: As agências bancárias sofrem mudanças no horário de funcionamento nos dias dos jogos do Brasil. Estados com horário igual ao horário de Brasília: das 9h às 11h.

Shoppings: As lojas de varejo, quiosques e parque infantil tem o funcionamento suspenso trinta minutos antes do início dos jogos e retomam suas atividades trinta minutos após o final do jogo. No entanto, a praça de alimentação funcionará normalmente.

O que funciona no Ceará durante os jogos do Brasil?

Comércio de rua: As lojas podem fechar as portas meia hora antes e reabrir meia hora após jogos do Brasil, mas a decisão cabe a cada lojista.

Farmácias e Supermercados: Funcionam normalmente nos dias de jogos do Brasil.

Bancos: As unidades bancárias sofrem mudanças no horário de funcionamento nos dias dos jogos do Brasil. Nesta segunda-feira 928), funcionam até às 11h.

Shoppings: Em dias de jogos da seleção brasileira os shoppings podem fechar as lojas 30 minutos antes e reabrir 30 minutos depois do fim da partida. Neste caso, os clientes devem entrar em contato com os empreendimentos para saber a programação. As praças de alimentação e restaurantes ficam abertas mesmo durante os jogos da seleção.

O que abre e o que fecha no Rio Grande do Norte?

Comércio e Shoppings: As lojas do comércio de rua funcionam até uma hora antes dos jogos do Brasil. Já para as lojas estabelecidas dentro dos shoppings, o expediente é facultativo durante as partidas e deve voltar até uma hora após o término dos confrontos.

De acordo com a prefeitura, o expediente nos órgãos, autarquias e fundações municipais funciona nesta segunda-feira das 7h às 11h.

O que funciona na Paraíba durante os jogos do Brasil?

Shoppings: Funcionam com uma programação diferente. As lojas fecham 30 minutos antes e reabrem 30 minutos após as partidas, no entanto, a Praça de Alimentação funciona normalmente.

Bancos: De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), nesta segunda-feira, o atendimento ao público nos bancos funcionam das 9h às 11h.

Transportes: Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), o número de linhas em circulação não sofrerá alteração. Porém, o número de viagens vai ser reduzido antes do início da partida.

O que abre e o que fecha em Pernambuco nos jogos do Brasil?

Comércio: A orientação da CDL Recife é que lojas de rua fechem uma hora antes e reabram uma hora após a partida.

Shoppings: As lojas fecham meia hora antes do início da partida e reabrem meia hora após o término do jogo. Praças de alimentação de centros de compras transmitem os jogos.

Bancos: Por determinação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), agências bancárias terão expediente das 9h às 11h nesta segunda-feira.

Correios: Horário especial de atendimento ao público nas agências durante a primeira fase dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo. O expediente das unidade se encerra uma hora antes do início das partidas.

O que funciona em Alagoas durante os jogos do Brasil na Copa?

Bancos: De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o funcionamento das agências na capital e nas cidades do interior nesta segunda-feira (28) é das 9h às 11h.

Comércio de rua: As lojas podem fechar as portas meia hora antes e reabrir meia hora após jogos do Brasil, mas a decisão cabe a cada lojista.

Farmácias e Supermercados: Funcionam normalmente nos dias de jogos do Brasil.

O que abre e o que fecha em Sergipe durante os jogos do Brasil?

Trens e VLTs : A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que a circulação de trens e VLTs funcionam no horário normal.

O prefeito Edvaldo Nogueira assinou um decreto que altera o horário de funcionamento nos órgãos municipais, nos dias dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo. Ficam excluídos da aplicação desse decreto os serviços considerados essenciais, ou os que, por sua natureza ou característica especial, não podem ter alterados os seus períodos diários de execução ou não devem sofrer solução de continuidade, a exemplo de serviços emergenciais como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, polícias Militar e Civil, o Samu 192 Sergipe, hospitais e demais unidades de saúde de urgência.

O que funciona em Porto Alegre nos jogos do Brasil?

O expediente em órgãos municipais, não essenciais, sofrem alterações, podendo encerrar as atividades até duas horas antes do início das partidas da seleção brasileira. No estado, órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional podem encerrar o expediente duas horas antes do início de cada partida. A adesão de servidores é facultativa.

Escolas da rede estadual: As atividades devem ser realizadas normalmente até o horário das partidas. Cada escola pode se organizar, conforme suas estruturas e possibilidades, para proporcionar aos estudantes que assistam aos jogos no ambiente escolar, diz a Secretaria da Educação (Seduc).

Comércio: Boa parte do comércio no centro e bairros devem fechar durante os jogos do Brasil. Bares e restaurantes podem abrir com atendimento reforçado, com telões para os clientes assistirem as partidas.

Shoppings: Os shoppings da cidade abrem normalmente, inclusive a Praça de Alimentação para aqueles que quiserem acompanhar as partidas. Cada loja pod adotar a seu critério se fecha durante os jogos do Brasil ou não.

Bancos: A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) confirmou que agências bancárias nesta segunda-feira (28) funcionam das 9h às 11h.

O que abre e o que fecha em Florianópolis durante os jogos do Brasil?

Nesta segunda-feira (28), os órgãos começam a funcionar às 8h e fecham às 12h.

Escolas: Segundo o decreto assinada pelo governador de Santa Catarina, as aulas do turno da tarde serão dispensadas nos dias de jogos da seleção brasileira.

As mudanças não se aplicam à Guarda Municipal; Comcap, aos Centros de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, policlínicas, Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e CTD’s, que funcionam normalmente.

Bancos: As agências bancárias funcionam nesta segunda-feira (28) das 9h às 11h.

O que funciona em Curitiba nos jogos do Brasil na Copa?

Bancos: A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informa que os bancos funcionam nesta segunda-feira (28) das 9h às 11h.

Correios: Nos dias de jogos da seleção brasileira nesta primeira fase da Copa do Mundo do Catar, o atendimento ao público acontece em horário especial, sendo encerrado uma hora antes do início das partidas.

Mercados: Segundo a APRAS (Associação Paranaense de Supermercados), não há nenhuma recomendação sobre alteração do horário de funcionamento dos supermercados nos dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo.