Hilux 2021 chega ao mercado mais segura e tecnológica

Redação Finanças
·3 minuto de leitura
Recheada de tecnologia, picape tem diversos atributos que ajudam o motorista e aumentam a segurança a bordo
Recheada de tecnologia, picape tem diversos atributos que ajudam o motorista e aumentam a segurança a bordo

A nova Toyota Hilux 2021 chega ao mercado ainda mais segura e tecnológica. Em uma primeira olhada, as siglas dos equipamentos podem parecer estranhas, mas é importante saber o que elas significam na hora de escolher uma picape.

Veja abaixo a lista dos equipamentos da Hilux 2021.

Controle eletrônico de estabilidade (VSC) - Como o próprio nome diz, ajuda a Hilux a se manter sob o controle do motorista. O sistema atua em conjunto com os freios e auxilia na estabilidade.

Assistente de subida (HAC) - Esse sistema auxilia a Hilux a sair da imobilidade em terrenos inclinados. Ele segura o freio do carro por uma fração de segundos, até que o motorista acelere e o veículo tenha força para se movimentar, estando carregado ou não.

Controle eletrônico de tração (A-TRC) - O controle de tração ajuda a Hilux a transferir 100% de sua força para o asfalto ou para a terra. Por diversos parâmetros, o sistema consegue identificar qual roda não está tracionando e transmite a força para o outro lado.

Freios ABS/EBD - Obrigatórios desde 2014, os freios ABS ajudam na frenagem do carro. Eles evitam que a roda deslize e perca eficiência na hora de parar o carro. Funciona em conjunto com o sistema EBD, que ajuda e distribui por igual a força de frenagem em todas as rodas.

Airbags - As bolsas infláveis protegem os ocupantes em caso de colisão. Na Hilux, são três de série nas versões com cabine simples e sete nas versões cabine dupla.

TSS - O Toyota Safety Sense é um pacote de segurança disponível na versão SRX da Hilux. O sistema conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista. Três assistentes compõem o sistema.

Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS) - O sistema usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas.

Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA) - O sistema detecta desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Quando é ativado e se detecta que está se desviando inadvertidamente, o sistema pode aplicar pequenos movimentos de correção no volante para ajudar a manter o veículo na pista. No caso da Hilux, o sistema ainda ajuda na correção de rota aplicando os freios nas rodas do lado em que se deseja regressar para retomar a rota correta de condução.

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) - O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância pré-determinada de veículo para veículo.