Hendeca ou Undeca? Saiba como chamar o provável título brasileiro do Palmeiras

Palmeiras pode aumentar a hegemonia no futebol nacional com 11 títulos (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)


Basta uma vitória simples na próxima rodada para que o Palmeiras conquiste o Brasileirão de 2022. Caso isso se confirme, o clube aumentará ainda mais a hegemonia no futebol nacional com 11 títulos. Mas como chamar um time que levantou essa quantidade de taças de um campeonato? O LANCE! esclarece.

> PSG “de olho” no Endrick: veja 10 joias que podem sair do Brasil em breve

Quem vence duas vezes, é bicampeão. Quem ganha três, é tricampeão. Quem tem quatro, é tetra, e assim por diante. Sem hífen e com apenas essas formas corretas de serem chamados.

Contudo, aquele que foi 11 vezes campeão pode escolher entre dois termos: Hendeca ou Undecacampeão. O primeiro tem origem grega, por isso inicia com a letra “h”, e exprime a noção de onze. Já o segundo vem do latim, escrevendo com “u”, e contém a mesma ideia referente à quantidade.

> Clique e confira a tabela completa do Brasileirão!

Hendecacampeão, do grego, ou Undecacampeão, do latim, são formas corretas de se referir aos possíveis 11 títulos conquistados pelo Verdão.

Vale lembrar que a palavra "Unodeca", que também entrou em pauta em caso de conquista palmeirense, não existe em nenhum dicionário e não pode ser utilizada no momento da comemoração. Não é uma expressão correta.

Desde a unificação das conquistas feita pela CBF a partir de 1959, o Palmeiras busca o título brasileiro de 2022 para ampliar a vantagem na liderança de clubes mais vezes campeões da história do torneio.