Hamlin respira sem tubo e conversa com companheiros após parada cardíaca em jogo da NFL

Jogadores durante atendimento médico a Damar Hamlin durante parrtida entre Buffalo Bills e Cincinnati Bengals pela NFL

Por Amy Tennery

(Reuters) - O tubo de respiração do jogador do Buffalo Bills Damar Hamlin foi removido durante a noite e o atleta de 24 anos está progredindo "notavelmente", disse sua equipe nesta sexta-feira, citando uma atualização de seus médicos no Centro Médico da Universidade de Cincinnati.

"Sua função neurológica permanece intacta e ele conseguiu conversar com sua família e equipe de atendimento", disse a equipe da National Football League (NFL), a liga de futebol americano dos Estados Unidos.

Os Bills também disseram nas redes sociais que Hamlin entrou em contato com seus companheiros por FaceTime na reunião da equipe nesta sexta-feira para conversar com os jogadores e treinadores: "O que ele disse ao time: 'Amo vocês, rapazes'."

Hamlin desmaiou depois de derrubar um oponente no primeiro quarto de um jogo contra o Cincinnati Bengals na segunda-feira, sofrendo uma parada cardíaca, e teve seus batimentos cardíacos restaurados ainda em campo em uma cena que chocou outros jogadores, treinadores e milhões de torcedores.

Médicos disseram na quinta-feira que Hamlin estava "demonstrando sinais de boa recuperação neurológica", mas que era muito cedo para comentar sobre seu prognóstico médico de longo prazo.

O incidente assustador gerou uma manifestação massiva de apoio de torcedores e da comunidade do futebol americano. As doações para uma campanha online de arrecadação de fundos para brinquedos que Hamlin lançou em dezembro de 2020 dispararam em resposta, recebendo mais de 7,8 milhões dólares nesta sexta-feira.

A NFL disse na quinta-feira que não retomará o jogo entre Bills e Bengals, enquanto as duas equipes se preparam para entrar nos playoffs como favoritas ao título. O Bills jogará no domingo contra o New England Patriots pela última partida da temporada regular.

(Reportagem de Amy Tennery em Nova York)