Halep sofre virada para britânica e dá adeus ao Premier de Miami

Número cinco do ranking do tênis feminino mundial, Simona Halep foi eliminada do Premier de Miami nesta quarta-feira. A romena perdeu de virada para a britânica Johanna Konta, número 11 do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/6 (9-7) e 6/2, e deu adeus ao torneio norte-americano.

Com a vitória, Konta avançou para as semifinais da competição e agora aguarda a vencedora do confronto entre a número 1 do ranking, a alemã Angelique Kerber, e a veterana norte-americana Venus Williams. Na outra semifinal, a dinamarquesa Caroline Wozniacki enfrenta a tcheca Karolina Pliskova.

Halep começou melhor na partida e conseguiu uma quebra de saque logo no quarto game do primeiro set, abrindo 4/1 e colocando pressão na adversária. Konta tentou reagir e teve uma chance para devolver a quebra, mas não aproveitou. Na sequência, a romena voltou a ameaçar o serviço da rival, no entanto a britânica se salvou e permaneceu viva na parcial. No nono game, todavia, Halep mostrou consistência para vencer o set por 6/3.

Em desvantagem no jogo, Konta elevou o nível de seu tênis na segunda parcial e começou surpreendendo a adversária, abrindo 3/0 logo de cara. Halep não se abalou e buscou a reação, devolvendo a quebra de saque e igualando o marcador. A romena voltou a quebrar o serviço da britânica no nono game e teve chance de sacar para fechar o confronto, porém não conseguiu aproveitar.

Motivada com a sobrevida conquistada na parcial, Konta confirmou seu saque na sequência e voltou a comandar o placar. Obrigada a manter seu serviço, Halep sacou bem e levou a decisão para o tiebreak. No desempate, o duelo seguiu equilibrado, sem que alguma das tenistas conseguisse abrir vantagem. No final, Konta levou a melhor e empatou a partida.

A britânica entrou confiante no terceiro e decisivo set e por pouco não quebrou o saque da romena logo no primeiro game. Apesar de ter se salvado no começo, Halep não aguentou o ritmo imposto pela adversária e sucumbiu no quinto e no sétimo games. Com duas quebras de vantagem, Konta teve tranquilidade para sacar e consolidar a virada.