Há 89 anos, Vasco aplicava maior goleada da história sobre o Flamengo


Em 26 de abril, há 89 anos, o Vasco comemorava o que seria a maior goleada da história do clássico contra o Flamengo. Os gols foram marcados por Russinho, quatro vezes, dois de Mário Mattos e um de Sant'Anna em jogo realizado no Estádio de São Januário, válido pelo 1º turno do Campeonato Carioca de 1931.

Naquela época, o Vasco colecionava vitórias contra o rival e venceu todos os oito jogos realizados de 1928 a 1931. Daquele time, Brilhante, Itália, Fausto e Russinho foram convocados para a Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo de 1930 no Uruguai. Tinoco foi para e edição seguinte, na Itália.

A base da equipe era a mesma que foi campeã do Estadual em 1929, quando o Cruz-Maltino bateu o América por 5 a 0 na final, após dois empates na série melhor de três. No ano seguinte, a vítima foi o Fluminense, com o que também foi a maior goleada da história do clássico, um 6 a 0 em São Januário.

A escalação da goleada contra o Flamengo tinha Jaguaré, Brilhante e Itália; Tinoco, Fausto (que deu lugar a Nesi quando foi expulso, como acontecia na época) e Mola; Baiano, Oitenta e Quatro, Russinho, Mário Mattos e Santana. No primeiro tempo, Russinho marcou aos 5 e aos 30 minutos e Mário Mattos aos 27 e 34. Na segunda etapa, Santana balançou a rede aos quatro minutos e Russinho voltou a marcar aos 14 e aos 20.

Naquele ano, o Cruz-Maltino ainda se tornou o segundo clube brasileiro (o Paulistano foi o primeiro, em 1926) e o primeiro carioca a ser convidado para uma excursão à Europa.








Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Leia também