Há 10 anos, Fluminense vencia o Grêmio por 5 a 4 pelo Brasileirão, em jogo histórico de Fred

·3 min de leitura


O dia 16 de novembro é lembrado com carinho por parte da torcida do Fluminense. Há dez anos, o Tricolor batia o Grêmio por 5 a 4, no então Engenhão (atual Estádio Nilton Santos), pelo segundo turno do Brasileiro de 2011. Mesmo sofrendo o primeiro gol, o time conseguiu reverter o placar em um jogo emocionante, marcado por viradas e quatro gols de Fred. Como se destino fosse, o episódio se repetiu oito anos depois, pela mesma competição.

A partida, válida pela 35ª rodada do Brasileirão, trouxe um Fluminense questionado após uma derrota para o América-MG, em casa, e que ainda lutava para alcançar a liderança da competição, na busca pelo quarto título - que só veio no ano seguinte. Em melhor momento que o adversário, todas as fichas estavam do lado do Tricolor.

+ Relembre 10 duelos inesquecíveis entre Fluminense e Grêmio

Contudo, foi o Grêmio que abriu o placar naquela noite. Em uma falha de Cavalieri, Rafael Marques marcou para o visitante. O Flu logo reagiu e, aos 24 minutos, Fred aproveitou a cobrança de falta de Marquinho e deixou tudo igual. No último lance da primeira etapa, o time sulista marcou o segundo gol em cobrança de falta de Marquinhos.

O Fluminense voltou com sede de virada para o segundo tempo. Aos sete minutos, Deco endereçou um lançamento para Fred, que empatou de novo. No 2 a 2, o time ganhou confiança e dominou a situação. Aos 16 minutos, Rafael Sobis marcou o gol da virada com um chute no ângulo. Com a vantagem, o time relaxou e permitiu o cabeceio de Brandão, que empatou pela terceira vez. No lance seguinte, Adilson fez o quarto do Grêmio.

Quando o jogo parecia perdido, Adilson cometeu um pênalti em Carlinhos, convertido por Fred. Para sacramentar a atuação incrível, Fred aproveitou cruzamento na área gremista e cravou o quinto gol do Fluminense, aos 36 minutos. Assim, o Tricolor foi alçado à terceira colocação da tabela e seguiu vivo na disputa do Brasileiro de 2011, conquistado pelo Corinthians semanas depois.

> Confira a classificação da Série A do Brasileiro

Fluminense x Gremio - 2019
Fluminense x Gremio - 2019

Flu repetiu o placar em 2019(LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)

A HISTÓRIA SE REPETE
Coincidentemente, o mesmo placar se repetiu em 2019, desta vez na Arena do Grêmio. Dessa vez, um Fluminense em baixa, na lanterna do Brasileirão e que buscava sua primeira vitória no campeonato sob o comando de Fernando Diniz, enquanto o time gaúcho tinha como objetivo a vaga nas oitavas de final da Libertadores. Mesmo com a realidade 'inversa' dos clubes, a improvável vitória tricolor aconteceu.

André, Alisson e Jean Pyerre abriram três gols de vantagem para os mandantes ainda no primeiro tempo, mas Yony González e Luciano diminuíram o prejuízo antes do intervalo. No retorno, Matheus Ferraz e Pedro marcaram, assim como Yony, que marcou o seu segundo da partida, e que deu a vitória ao Flu.

Nesta temporada, contudo, a história não se desenhou da mesma forma. No primeiro turno, o Fluminense perdeu para o Grêmio por 1 a 0. Na segunda etapa do Brasileiro, pela 32ª rodada do Brasileiro, o resultado foi o mesmo. Assim como em 2019, a vitória do confronto ajudou o Grêmio na luta contra o rebaixamento, fato superado após a virada do Tricolor sobre o Palmeiras no último domingo.

*Estagiária sob a supervisão de Cayo Pereira

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos