Gustavo Scarpa se despede do Palmeiras com título e leva melhor temporada da carreira na bagagem


A conquista do 11º título do Palmeiras no Brasileirão, carimbada nesta quarta-feira com um tropeço do Internacional e uma goleada por 4 a 0 sobre o Fortaleza, foi fundamental para que agora Gustavo Scarpa possa se despedir com uma história ainda maior e ainda mais vitoriosa no clube.

> Maior campeão do Brasil! Relembre todos os títulos nacionais do Palmeiras

O meio-campista tem vínculo válido com o alviverde até 31 de dezembro, já que assinou um pré-contrato com o Nottingham Forest, da Inglaterra, para atuar pelo clube a partir de janeiro do ano que vem.

Scarpa chegou ao Verdão em 2018, após passagem pelo Fluminense. Os primeiros dois anos vestindo a camisa alviverde não foram dos melhores para o atleta, clube e torcida. Depois de altos e baixos e de uma quase negociação em 2020, o meia precisava da chegada de Abel Ferreira e Abel Ferreira precisava do jogador em seu auge.

O camisa 14 elevou o patamar e se tornou um dos pilares do esquema de jogo do português, fazendo da temporada de 2022 a sua melhor e, consequentemente, ajudando o clube a atingir o principal objetivo que ainda faltava sob o comando do treinador: o título brasileiro.

Palmeiras - Abel Ferreira e Scarpa
Palmeiras - Abel Ferreira e Scarpa

Abel Ferreira transformou Scarpa em pilar ofensivo (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Colocado para atuar mais à frente, se tornando referência no setor ofensivo, Gustavo Scarpa é o jogador com mais participações diretas do time neste ano. Até o momento, foram 32, a melhor marca de toda a sua carreira. Além disso, o meia possui uma excelente média de 0,56 por jogo, superando os 0,52 de 2021.

> Clique e simule os resultados da reta final do Brasileirão!

A temporada também é uma das mais artilheira da carreira do camisa 14 do Verdão. Com 12 bolas na rede até aqui, faltam apenas dois para que ele supere sua melhor marca, conquistada em 2016, ainda pelo Fluminense, quando balançou as redes 14 vezes.

Scarpa também é o maior garçom do Palmeiras nos últimos dois anos. Com 20 assistências, faltam apenas duas para que o meia bata a meta conquistada em 2021. Deste número, 16 foram no Brasileirão, o que faz com que ele seja o maior distribuidor de passes para gols na competição.

No total, em cinco temporadas com a camisa palmeirense, Gustavo Scarpa já superou a marca de 100 participações diretas em gols, com 43 tentos e 59 passes decisivos.

- Ao longo dessas cinco temporadas, vivi grandes e inesquecíveis momentos vestindo essa camisa. E são coisas que vão ficar marcadas e que vou levar comigo pelo resto da vida. Títulos, partidas memoráveis, gols, assistências e, principalmente, as amizades e o carinho dos meus companheiros e dos torcedores palmeirenses - desabafou Scarpa.

Gustavo Scarpa acumula 229 jogos, 43 gols e 59 assistências com a camisa do Palmeiras, além de oito títulos conquistados: Brasileirão (2018 e 2022), Paulistão (2020 e 2022), Libertadores (2020 e 2021), Copa do Brasil (2020) e Recopa Sul-Americana (2022).