Gustavo Carneiro estreia nesta sexta na Paralimpíada

·2 minuto de leitura


Gustavo Carneiro, número 37 do mundo da categoria Open do Tênis em Cadeira de Rodas, tem estreia marcada para a madrugada desta sexta-feira, dia 27, nos Jogos Paralímpicos, em Tóquio, no Japão.

Natural de Uberlândia (MG), Carneiro encara o sul-africano Leon Els, 80º do mundo na modalidade, em torno das 2h no terceiro jogo da quadra 4 do Ariake Stadium: "Nunca o vi jogar, mas sei que já fez bons jogos com jogadores que já enfrentei. Ambos têm chances de ganhar", disse Gustavo que precisou passar por nova infiltração no punho para poder disputar a Paralimpíada: "Estou confiante, sem dor e logicamente com aquele frio na barriga", seguiu o paratenista que tem os patrocínios da ASICS, Equaliv, Politriz, Construtora RFreitas e Restaurante Terra Brasilis, além de contar com os apoios da Confederação Brasileira de Tênis e do Banco BRB.


Sobre Gustavo Carneiro e o câncer que o obrigou a amputar a perna



Em 2013 , Gustavo teve câncer na perna esquerda, fez cirurgia para retirar o tumor, quimioterapia e radioterapia. Em 2017 o câncer voltou e precisou amputar.


Antes da doença ele era praticante assíduo de esportes tendo sido campeão mineiro de tênis na adolescência, campeão brasileiro de Squash, além de maratonista. Gustavo conciliava os esportes com seu trabalho como administrador de empresas. "Decidi mudar minha vida, larguei meu trabalho para realizar um sonho: ser um dos melhores jogadores de tênis em cadeira de rodas do mundo e disputar a próxima Paralimpíada que seria Tokyo 2020. Comecei a treinar tênis em janeiro de 2018".


Ao fim do primeiro ano era o 86 do mundo e terceiro melhor do Brasil e já em 2019 foi convocado para representar o Brasil no Mundial em Israel e nos Jogos Parapan-Americanos no Peru. Terminou o ano como número dois do Brasil e 35 do mundo, consequência dos três títulos em 2019 e um em 2018. Desde 2020 competiu pouco em decorrência da pandemia e dos seguidos cancelamentos de torneios.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos