Guia da Euro Sub-21: seleções participantes, formato do torneio, datas e onde assistir

Nathalia Almeida
·3 minuto de leitura

Além de Champions Feminina e Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022, a próxima quarta-feira (24) terá bola rolando também pela Eurocopa Sub-21 de 2021, uma das competições de seleções de base mais importantes do calendário do futebol mundial.

Recheado de grandes equipes e marcado pela presença de jovens estrelas em ascensão, o torneio promete transcorrer em alto nível: muitas são as seleções candidatas a destronar a Espanha, maior potência da categoria nos últimos dez anos.

Para te deixar informado sobre a competição, preparamos este pequeno guia com as principais informações sobre a competição: fomato da disputa, grupos, datas e como assistir. Confira:

Formato da disputa

França é uma das potências da edição | John Berry/Getty Images
França é uma das potências da edição | John Berry/Getty Images

Contando com 16 participantes divididos em quatro grupos de quatro seleções, a Euro Sub-21 acontece no mesmo formato padrão de demais competições UEFA/FIFA: uma primeira fase classificatória com equipes da mesma chave se enfrentando, seguida dos playoffs. Avançam às quartas de final os dois melhores de cada grupo.

Grupos sorteados

Inglaterra é uma das forças da competição | Soccrates Images/Getty Images
Inglaterra é uma das forças da competição | Soccrates Images/Getty Images

Grupo A
Hungria, Alemanha, Romênia, Países Baixos

Alemanha e Países Baixos são as grandes forças desta chave. Os germânicos estão com uma nova geração bastante talentosa e prometem fazer uma Euro bem competitiva. Os holandeses, por sua vez, anotaram incríveis 46 gols em 10 jogos disputados nas qualificatórias para a competição;

Grupo B
Eslovênia, Espanha, República Tcheca, Itália

Pra variar, a Espanha é a equipe a ser batida na Euro Sub-21. Se classificou com campanha quase perfeita: 9 vitórias e um empate em dez jogos, com 20 gols feitos e apenas um sofrido. Os italianos despontam como segunda força nessa chave;

Grupo C
Rússia, Islândia, França, Dinamarca

A França tem talentos suficientes para montar três ou quatro seleções de alto nível com seus atletas da principal e da Sub-21. É uma geração de ouro, sem nenhuma dúvida. São os favoritos a vencer a chave. Dinamarca e Rússia devem brigar pela segunda vaga;

Grupo D
Portugal, Croácia, Inglaterra, Suíça

Possivelmente, a chave mais complicada da competição. A Inglaterra é a seleção com mais talentos à disposição, mas Portugal e Suíça prometem não dar vida fácil aos ingleses. A Croácia é quem 'corre por fora' aqui;

Datas, sedes e onde assistir

Portugal e Holanda estarão em ação na Euro Sub-21 | Soccrates Images/Getty Images
Portugal e Holanda estarão em ação na Euro Sub-21 | Soccrates Images/Getty Images

Grupos A e B: partidas nos dias 24, 27 e 30 de março
Grupos C e D: partidas nos dias 25, 28 e 31 de março
Quartas de final: 31 de Maio
Semifinais: 3 de Junho
Final: 6 de Junho

Programada para ser disputada pelos gramados de dois países diferentes - Hungria e Eslovênia são cabeças-de-chave de grupos por serem os países-sede da competição -, a Euro Sub-21 será transmitida pela UEFA.tv para todos os países.

Campeões recentes

Espanha é a atual campeã da Euro Sub-21 | MIGUEL MEDINA/Getty Images
Espanha é a atual campeã da Euro Sub-21 | MIGUEL MEDINA/Getty Images

A Espanha tem sido dominante quando o assunto é Euro Sub-21: ao todo, três dos últimos cinco títulos da categoria foram conquistados pela Fúria, que é a atual campeã. Além da conquista em 2019, os espanhóis também faturaram as edições de 2011 e 2013.

Suécia (2015) e Alemanha (2017) completam a lista das seleções que venceram a Euro Sub-21 na última década. Na reta final dos anos 90 e início dos anos 2000, a grande potência da categoria era a Itália: conquistou quatro das seis edições disputadas (1994, 1996, 2000 e 2004).