Gugu Liberato: relembre as atrações que marcaram seus programas de sucesso na TV

Yahoo Vida e Estilo
(Reprodução/Instagram/@guguliberato)
(Reprodução/Instagram/@guguliberato)

Ícone da televisão brasileira, Antônio Augusto Moraes Liberato, o Gugu Liberato, nasceu em 10 de abril de 1959 e começou desde muito jovem a trabalhar na TV. Seu amor pela telinha veio de infância, quando nem imaginava que seria um dos principais nomes da comunicação do país. O paulistano, filho de portugueses, escrevia cartas para o já consagrado Silvio Santos dando ideias e sugerindo programas; insistiu tanto que Silvio o contratou quando ele ainda tinha 14 anos como assistente de produção do antigo programa ‘Domingo no Parque’. 

Já conhece o Instagram do Yahoo Vida e Estilo? Siga a gente!

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Dali para frente, sua carreira só cresceu, até chegar à frente das câmeras e comandar seus próprios programas. Desde 1982, com o hoje clássico ‘Viva a Noite’, foram muitos programas consagrados em décadas no SBT e, desde 2009, na Rede Record. Relembre alguns dos programas e atrações mais importantes que marcaram a trajetória de Gugu na TV brasileira.

Leia também

A Banheira do Gugu

Quem nunca viu, pelo menos já ouviu falar da "Banheira do Gugu"? O quadro mais famoso de todos os tempos dos programas do apresentador, foi a principal atração do ‘Domingo Legal’, do SBT, durante o final da década de 90 e início de 2000. A atração era composta por um time de mulheres contra o time dos homens que entravam em uma banheira, numa competição que se vencia ao pegar mais sabonetes. Uma das marcas registadas do quadro era o grito de “valendo!” de Gugu Liberato, além é claro, das musas das banheiras. Muitas modelos e assistentes de palco ficaram famosas graças à “Banheira do Gugu”. Nomes como Alessandra Scatena, Solange Gomes, Luiza Ambiel, Cristina Mortágua, Helen Ganzarolli e Nana Gouvêa fizeram parte da história da atração e da memória de muita gente que não perdia o quadro aos domingos.

Competições de artistas

Presente na maioria de seus programas, a ideia de brincadeiras diversas em uma competição de artistas esteve ao longo dos 10 anos do programa ‘Viva a Noite’, que ficou no ar de 1982 a 1992 nas noites de sábado, no SBT. Em 1988, Gugu foi convidado para assumir diversos programas nos domingos do canal, para cobrir parte da programação antes só comandada por Silvio Santos. O programa ‘Passa ou Repassa’ – que basicamente era um jogo com perguntas e respostas e várias provas numa competição de equipes – quando passou a ser comandado por Gugu, deixou de ser com crianças anônimas e passou a receber apenas famosos e suas famílias, em 1991. 

Domingo Legal 

Mas foi em 1993, quando estreou o ‘Domingo Legal’, é que Gugu investiu ainda mais no formato, com a gincana “Eles contra Elas”: uma competição dividida em uma equipe feminina e outra masculina com artistas famosos da música e da TV. Na atração, os jogos mais famosos eram a prova do tato, prova da bexiga, prova do desenho, teste do batimento cardíaco e a mão no bicho, que garantia muitos sustos e risadas dos participantes. Em 2015, já na Record, ele retornou à atração dentro do programa ‘Gugu’.

Táxi do Gugu

Uma das atrações mais memoráveis dos programas do apresentador, sem dúvidas é o “Táxi do Gugu”, a divertida brincadeira que ele fazia em seu programa ‘Domingo Legal’, do SBT. O quadro rendia risadas garantidas, afinal Gugu se fantasiava com algum disfarce inusitado e pregava uma pegadinha em pessoas comuns que entrassem no falso táxi que ele dirigia. Na Record, no programa ‘Gugu’, o apresentador retomou o quadro, em 2015, mas não teve o mesmo sucesso que antes. Alguns episódios da atração em sua melhor fase marcaram história, como quando imitou o Tiririca, o Mario Bros, o Sr. Barriga do Chavez ou quando algum ator entrava juntos com passageiros. Relembre:

Gugu na Minha Casa 

Gugu chegava na casa de um espectador  ou de um famoso na atração do programa ‘Domingo Legal’, do SBT, já buzinando e dando a notícia da visita e da competição, que valia dinheiro. A ideia era visitar alguém e dar um bom prêmio em dinheiro caso a família vencesse a prova: achar um objeto escolhido, que Gugu falava na hora, dentro da casa. Ele gritava o seu famoso “valendo!” e começava a correria e a bagunça de todos os membros da família atrás do tal objeto. O quadro retornou no programa ‘Gugu’, da Record.

De Volta para Minha Terra

Gugu sempre dominou a arte de conquistar e, principalmente, emocionar o telespectador. Um ótimo exemplo de seu talento nesse ponto, era a atração “De Volta Para Minha Terra”, criada no ‘Domingo Legal’, onde vez muito sucesso e que retornou no ‘Gugu’, da Record. No quadro, uma equipe do programa do apresentador escolhia uma família, Gugu contava a história deles e se responsabilizava por transportar a família inteira de retirantes nordestinos de volta para a cidade de origem. Com certeza, muita gente se emocionou e chorou acompanhando essas histórias tristes e de reencontros familiares.

Leia também