Guardiola se derrete por Phil Foden, seu “diamante” no City

Goal.com

As palavras de Pep Guardiola deixam óbvia a confiança do treinador em Phil Foden, principal joia das categorias de base do Manchester City neste momento, que teve, talvez, seu melhor jogo com a camisa do clube na vitória por 5 a 0 diante do Burnley, nesta segunda-feira (22), no fechamento da 30ª rodada da Premier League.

"Foden será um jogador fundamental aqui no Manchester City pela próxima década." declarou o catalão, em entrevista coletiva concedida após o duelo.

Na partida, o jovem de 20 anos marcou dois gols e participou da construção da jogada de outros dois tentos do City. Segundo o próprio jogador, foi sua melhor atuação nos profissionais do clube. O meia estreou no final de 2017, com apenas 17 anos, e já tem 64 jogos pela equipe inglesa.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

E não é de hoje de Guardiola é fã declarado de Phil Foden. Em 2018, por exemplo, em uma das muitas atuações promissoras do garoto inglês, o treinador afirmou, categoricamente, sua confiança no potencial do atleta.

"A Inglaterra tem um diamante em suas mãos. Phil é fantástico. A qualidade que ele tem com a bola nos pés..." elogiou o técnico, que revelou uma geração histórica no comando de La Masia, base do Barcelona. "É um talento incrível."

Ironicamente, um dos pedidos mais crônicos da torcida do Manchester City é, justamente, para que Guardiola utilize Foden mais vezes como titular. A tendência é que com a saída quase certa de David Silva no fim desta temporada, o garoto inglês ganhe oportunidades para fazer o papel que o espanhol desempenhou por muitos anos no clube inglês.

Enquanto o City vai caminhando para ser vice-campeão inglês, o treinador vai começando a mostrar caras que podem pintar mais vezes nos próximos anos: nestas duas partidas do pós-paralisação, tanto Phil Foden quanto o zagueiro Eric Garcia, ambos da base do clube, receberam oportunidades dentre os titulares. 

Leia também