Capitão da Romênia na Fed Cup é expulso após insultar adversária

Redação Central, 22 abr (EFE).- O romeno Ilie Nastase, ex-número 1 do mundo e capitão da equipe romena na Fed Cup, foi expulso neste sábado da eliminatória contra a Grã-Bretanha, pela repescagem do Grupo Mundial II, após insultar Johanna Konta, que enfrentava Sorana Cirstea, atleta da casa.

Durante a partida disputada na cidade romena de Constanta, o árbitro de cadeira pediu silêncio à torcida local, o que deu início a uma confusão generalizada. Nastase então chamou Konta de "puta", o que a levou às lágrimas, e depois ofendeu também a capitã britânica, Anne Keothavong, e o juiz, que o excluiu do confronto.

"Ilie Nastase foi expulso da quadra durante o segundo jogo pela Fed Cup entre Romênia e Grã-Bretanha, disputado em Constanta. O árbitro Andreas Egli lhe pediu para deixar a quadra por conduta antiesportiva depois de ter recebido dois avisos", explicou a Federação Internacional de Tênis (FIT) em comunicado.

"O senhor Nastase foi inclusive retirado das tribunas devido a seu comportamento. Sua credencial foi recolhida, e ele não fará parte do confronto. A FIT abriu uma investigação sobre o ocorrido e também sobre os comentários de Nastase durante a semana", acrescenta a nota.

Na sexta-feira, o ex-atleta de 70 anos, fez comentários preconceituosos sobre a gravidez da tenista americana Serena Williams, que anunciou estar grávida do namorado, Alexis Ohanian. "Veremos a cor que o bebé vai ter. Será chocolate com leite?", disse Nastase de forma jocosa.

Apesar da confusão, Konta venceu Cirstea por 2 a 0, com parciais de 6-2 e 6-3. No jogo anterior, a romena Simona Halep derrotou a britânica Heather Watson também em sets diretos, com 6-4 e 6-1. EFE