Grupos da Copa América de Basquete são definidos

Por suspensão da CBB pela Fiba, presença da Seleção Brasileira na competição está indefinida

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) sorteou, nesta quinta-feira, os grupos da Copa América, disputada entre os dias 25 de agosto e três de setembro, em três países: Argentina, Colômbia e Uruguai. A participação brasileira segue indefinida devido à suspensão imposta à Confederação Brasileira de Basquete (CBB) pela Fiba, por causa de problemas administrativos e financeiros.

O Grupo A, com sede em Medellín (COL), terá Porto Rico, México, Colômbia e uma quarta equipe ainda não definida. A vaga pode ser preenchida por Brasil (caso a punição seja retirada) ou Paraguai, sexto colocado no Campeonato Sul-Americano de basquete.

O Grupo B conta com Ihas Virgens Americanas, Argentina, Venezuela e Canadá e será disputado em Bahia Blanca (ARG)

O Grupo C é formado por República Dominicana, Estados Unidos, Panamá e Uruguai e terá jogos em Montevidéu (URU).






A decisão sobre a participação brasileira na competição ocorre, em Hong Kong, no dia três de maio, durante uma reunião da diretoria da Fiba. A Seleção Brasileira conquistou a vaga para a Copa América ao ser a vice-campeã do Sul-Americano de 2016, perdendo a decisão para a Venezuela.

No novo sistema da competição, agora batizada de Americacup, serão formados três grupos com quatro equipes cada e o campeão de cada um, além da Argentina, se classifica para o Final Four. A fase final ocorre entre os dias dois e três de setembro, com semifinal e final, em Córdoba.


E MAIS: