Greve armada impede realização de jogo do campeonato colombiano
Na madrugada do último domingo (8), o Independiente Medellín não viajou para a cidade de Montería, onde iria defrontar o Jaguares, em jogo válido pela 19ª rodada do torneio Apertura, na Colômbia.
O time de Medellín preferiu não se arriscar na viagem por conta da falta de segurança gerada por uma greve armada que está acontecendo na região norte do país. A paralização foi iniciada por uma das maiores organizações criminosas colombianas, o Clã do Golfo, que não gostou da extradição de seu antigo líder, Dairo Antonio Úsuga, para os Estados Unidos.
Leia também:
Quem tenta circular pelas estradas do país encontra o trânsito controlado, dificultando a mobilidade das pessoas e os espaços comerciais estão fechados em muitas regiões.
Para que a partida fosse realizada, o Independiente chegou a emitir um comunicado solicitando a mudança do local do confronto, mas a Liga rejeitou o pedido.
No horário marcado para o confronto, jogadores do Jaguares e o trio de arbitragem foram à campo. O árbitro Jorge Duarte cumpriu o protocolo esperando os 15 minutos regulamentares para soar o apito final, que sacramentou a vitória dos donos da casa.
Nas redes sociais personalidades do futebol colombiano criticaram a postura da organização do campeonato e enalteceram a posição do Independiente Medellín.
Independiente de Medellín se negó a viajar a Montería para jugar contra Jaguares. En esta zona el llamado Clan del Golfo ha desatado una ola de violencia por la extradición a EEUU de uno de sus capos.
Jaguares si salió al campo y ganó 3-0, por incomparecencia del rival pic.twitter.com/sFnFz9jfBI— Toni Padilla (@Toni_Padilla) May 9, 2022
Fernando Uribe, que passou por clubes brasileiros como Santos e Flamengo, e atualmente defende o Junior Barranquilla, foi um dos mais incisivos dizendo que os jogadores são tratados como escravos e que os organizadores só querem ganhar dinheiro às custas do que os jogadores geram.
Mesmo após o revés, o Independiente segue com classificação garantida para a próxima fase do campeonato colombiano, enquanto o Jaguares briga contra o rebaixamento na parte de baixo da classificação.