Grêmio toma virada do Del Valle e se complica na Libertadors

·4 minuto de leitura
Ecuador's Independiente del Valle Argentine Lorenzo Faravelli celebrates after scoring against Brazil's Gremio during their Copa Libertadores football tournament qualifying round match at the Defensores del Chaco Stadium in Asuncion on April 9, 2021. (Photo by Nathalia Aguilar / various sources / AFP) (Photo by NATHALIA AGUILAR/AFP via Getty Images)
Ecuador's Independiente del Valle Argentine Lorenzo Faravelli celebrates after scoring against Brazil's Gremio during their Copa Libertadores football tournament qualifying round match at the Defensores del Chaco Stadium in Asuncion on April 9, 2021. (Photo by Nathalia Aguilar / various sources / AFP) (Photo by NATHALIA AGUILAR/AFP via Getty Images)

Após a indefinição e até mudança de local, Independiente Del Valle e Grêmio foram a campo nesta noite de sexta-feira (9), pela fase classificatória da Libertadores. O time equatoriano venceu por 2 a 1, de virada, neste primeiro duelo e vai para Porto Alegre com uma pequena vantagem, podendo empatar para ficar com a vaga na fase de grupos da competição.

A partida aconteceu no Paraguai após o Grêmio anunciar alguns casos de Covid-19 no elenco, e devido às restrições do governo equatoriano.

Primeiro tempo:
​Nos primeiros minutos a equipe gaúcha se impôs fora de casa, tentou pressionar a defesa equatoriana que tem como a principal característica a posse de bola.

Aos 8 minutos, após o Grêmio sofrer uma falta, Alisson bate a falta e cruza para dentro da área. O experiente atacante da equipe gaúcha, Diego Souza subiu mais que todo mundo e cabeceou sem chances para o goleiro do Del Valle.

Após o gol logo no começo da partida, o Grêmio ficou um pouco mais tímido no jogo. E, a equipe mandante partiu pra cima para tentar o empate ainda na primeira etapa.

Ortiz arriscou de fora da área e a bola raspou a trave esquerda de Brenno. Pouco tempo depois, Vite avançou pelo meio, cruzou para Ortiz, que dentro da pequena área chutou, Brenno defende em um lance muito rápido. A bola aindou sobrou para o também atacante Montenegro que finalizou por cima do gol.

Ainda no primeiro tempo, o Del Valle não parava de pressionar. Em uma jogada ensaiada na cobrança de falta, Vite recebe a bola, e na entrada da área arrisca um chute forte. A bola não passou do travessão mas trouxe riscos, e, Brenno ainda tocou na bola antes de ir para o travessão.

Apesar dos sustos, o Grêmio chegou a ampliar com o jovem Ferreira. Mas, a arbitragem sinalizou impedimento.

Segundo tempo:

Diferente da primeira etapa, a equipe equatoriana partiu para o ataque sem pensar duas vezes. Em uma cobrança de falta, Ortiz quase empata a partida com um belo chute que acaba novamente parando nas traves do time tricolor.

Aos 7 minutos o Del Valle empatou o jogo. Montenegro escora para Faravelli. O jogador invadiu a área do Grêmio e deslocou o goleiro para marcar o gol.

O Grêmio tentava explorar os espaços que o time do Independiente deixava por conta da ofensividade do time de Equador. Diego Souza, quase marcou o segundo. Depois de sair cara a cara com Ramirez, o atacante desperdiçou uma grande chance ao tentar driblar o guarda redes, ainda conseguiu chutar mas não teve sucesso.

Depois do susto que o Del Valle tomou, foi a vez do zagueiro Ruan dar sustos para a própria equipe. Ruan fez uma falta dentro da área. O árbitro não hesitou em marcar a penalidade. Como o zagueiro já tinha amarelo, o experiente árbitro, Nestor Pintana, mostrou o vermelho após a penalidade. E o Del Valle não desperdiçou em virar o placar após a penalidade. Faravelli, de novo ele, marcou para a equipe de Quito.

Depois de sofrer a virada e ainda ter um a menos na partida, não restou muita coisa para o Grêmio. O imortal recuou ainda mais o seu time e não sofreu muito no restante da partida.

FICHA TÉCNICA
INDEPENDIENTE DEL VALLE 2 x 1 GRÊMIO


Local: Defensores del Chaco, em Assunção (Paraguai)
Data e hora: 09/04/2021 - 19h15
​Árbitro: Nestor Pitana (Argentina)
Assistentes: Gabriel Chade (Argentina) e Maximiliano Del Yesso (Argentina)
Cartões amarelos: Vite (10'/1ºT), Rodrigues (20/'1ºT), Brenno (25’/1ºT), Ruan (01'/2ºT), Mera (39'/2ºT), Sevogia (39'/2ºT)
Cartões vermelhos: Ruan (13'/2ºT)

GOLS: Diego Souza (08'/1ºT), Faravelli (07'/2ºT), Faravelli (15'/2ºT)

INDEPENDIENTE DEL VALLE (Técnico: Renato Paiva)

Moisés Ramirez; Segovia, Pacho, Schunke e Beder Caicedo; Pellerano (Brayan García aos 17'/2ºT), Faravelli,Christian Ortiz (Murillo aos 23'/2ºT) e Hurtado (Jhon Sánchez aos 23'/2ºT); Vite (Mera aos 30'/2ºT) e Montenegro (Escobar aos 30'/2ºT)

GRÊMIO (Técnico: Alexandre Mendes)

Brenno; Diogo Barbosa, Ruan, Rodrigues e Felipe (Bruno Cortez aos 30'/2ºT); Lucas Silva (Fernando Henrique aos 17'/2ºT), Matheus Henrique e Pinares (Darlan aos 00'/2ºT); Ferreira, Alisson (Léo Chú aos 25'/2ºT) e Diego Souza (David Braz aos 16'/2ºT)