Graças a dois erros defensivos, Liverpool bate Leipzig pela Liga dos Campeões

·3 minuto de leitura
Salah celebra gol marcado pelo Liverpool diante do RB Leipzig, no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões

O Liverpool aproveitou dois erros defensivos do RB Leipzig para vencer por 2 a 0, nesta terça-feira, na partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, disputada na Puskas Arena, em Budapeste (Hungria).

Os gols que garantiram a vitória dos Reds, que vinham de três derrotas seguidas no Campeonato Inglês, foram marcados pelo egípcio Mohamed Salah (53) e o senegalês Sadio Mané (58).

A vaga para as quartas de final do torneio continental será definida no dia 10 de março, em um duelo previsto inicialmente para o estádio de Anfield, em Liverpool.

- Alisson volta a atuar bem -

A partida foi disputada na capital húngara porque o governo alemão proibiu a entrada em seu território de qualquer cidadão que venha de uma das áreas com variantes da covid-19, como é o caso do Reino Unido.

E os ares locais parecem ter feito bem ao goleiro Alisson, que fez grandes defesas durante o duelo. O brasileiro vinha sendo questionado por falhar nas últimas partidas da equipe inglesa, que acumula cinco derrotas nos últimos dez compromissos (com 9 pontos de 30 possíveis) pela Premier League.

A partida começou equilibrada e o time da Alemanha teve a chance de abrir o marcador quando o espanhol Dani Olmo completou de cabeça um cruzamento do compatriota Angeliño, forçando Alisson a defender em cima na linha (5).

Após esse susto, o Liverpool tomou posse da bola e teve as melhores chances de gol, embora a atuação do goleiro húngaro Peter Gulacsi tenha salvado seu time com três grandes defesas (15, 24 e 33).

A etapa complementar começou como o primeiro tempo, com Alisson fechando o gol em um chute do francês Christopher Nkunku (47).

Pouco depois, Salah aproveitou um presente da defesa alemã para encarar Gulacsi sozinho e tocar para o fundo das redes (53).

E Salah acabou aproveitando uma nova falha defensiva, na qual Mukiele errou o tempo de bola e ela sobrou para o atacante Mané disparar sozinho, invadir a área e escolher com perfeição o canto para ampliar e decretar o resultado final (58).

No confronto de volta, o Liverpool pode perder por até um gol de diferença que garante vaga nas quartas. Em caso de vitória alemã por diferença de dois gols, a partida será decidida na prorrogação.

- Ficha técnica da partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões:

Leipzig - Liverpool 0 - 2 (0-0)

Estádio: Puskás Arena (Budapeste)

Público:

Árbitro: Slavko Vincic (SLO)

Gols:

Liverpool: Salah (53), Mané (58)

Cartões amarelos:

RB Leipzig: Haidara (5), Mukiele (5), Nkunku (52), Angeliño (66), Olmo (76)

Liverpool: Kabak (69), Henderson (81)

Equipes:

RB Leipzig: Peter Gulacsi - Nordi Mukiele (Willi Orban 64), Dayot Upamecano, Lukas Klostermann, Angeliño - Marcel Sabitzer (cap), Amadou Haidara (Yussuf Poulsen 64), Kevin Kampl (Hee-Chan Hwang 73) - Christopher Nkunku, Tyler Adams, Daniel Olmo. T: Julian Nagelsmann.

Liverpool: Alisson - Trent Alexander-Arnold, Jordan Henderson (cap), Ozan Kabak, Andrew Robertson - Thiago Alcantara (Alex Oxlade-Chamberlain 72), Georginio Wijnaldum, Curtis Jones - Mohamed Salah (Neco Williams 90), Roberto Firmino (Xherdan Shaqiri 72), Sadio Mané. T: Jurgen Klopp.

bur-av/fbx/mcd