Grêmio vence e fica perto da semifinal do Campeonato Gaúcho

O Grêmio dominou a primeira partida das quartas de final do Campeonato Gaúcho contra o Veranópolis, no Estádio Antônio David Farina, deste domingo. O Tricolor de Porto Alegre teve tranquilidade para vencer o Pentacolor da Serra pelo placar de 2 a 0. Os gols foram marcados por Miller Bolaños e por Lucas Barrios.

A partida começou com os dois times mostrando muita disposição. Era tanta vontade que logo aos 6 minutos de partida, o lateral Léo Moura foi parado com uma falta que resultou em confusão entre os jogadores no gramado. Com a desordem, os jogadores Maicon, do Grêmio, e o Jonathan Lima, do Veranópolis, receberam cartão amarelo. Na cobrança da falta, o lateral Edílson cobrou com muita força muito perto do gol de Reynaldo.

Com muita marcação e estudo, os times trocavam muito passes procurando espaços para conseguir furar os bloqueios. A partir dos 16 minutos o Grêmio começou a crescer na partida. De fora da área, Miller Bolaños arriscou, a bola pegou um efeito, mas saiu para tiro de meta.

Aos 21 minutos, Luan finalizou muito bem de fora, o goleiro Reynaldo teve que se esticar todo para mandar a bola para a linha de fundo. Na cobrança do escanteio, os jogadores Ramiro e Bolaños trocaram passes com liberdade dentro da área, contudo no momento da conclusão o volante Jonathan Lima apareceu bem para salvar o Veranópolis.

Com 23 minutos, o Grêmio teve uma chance clara para abrir o marcador. O jogador Pedro Rocha recebeu um lançamento lindo do Luan, o atacante entrou cara a cara com o goleiro, driblou, mas demorou para concluir e o zagueiro Zé Roberto salvou de carrinho.

O gol do Tricolor Gaúcho veio aos 34 minutos do primeiro tempo. O volante Maicon fez ótimo lançamento para Bolaños, o goleiro Reynaldo saiu da área para tentar desviar a bola de cabeça, mas acabou não acertando. A bola passou cima dele e ficou livre para o equatoriano mandar para o fundo das redes. Com o gol, Bolaños se tornou artilheiro isolado do Gauchão.

O Veranópolis tentou responder rápido, um minuto depois do gol, o volante Mateus Santana arriscou de longe, a bola passou perto por cima do gol de Marcelo Grohe.

Antes do árbitro encerrar o primeiro tempo, o atacante Jean Carlos entrou na área e cruzou para Athos. O meia tentou desviar de letra, mas a bola foi fraca e a zaga gremista afastou para a entrada da área. O meia Keké ficou com a sobra e chutou no canto esquerdo do goleiro Grohe que mandou para escanteio.

Para o segundo tempo, as duas equipes voltaram sem modificações. Logo aos 4 minutos, o zagueiro Pedro Geromel lançou para Luan. O atacante entrou livre dentro da área, carregou a bola até ficar frente a frente com o goleiro, mas finalizou na rede pelo lado de fora. Um minuto depois foi a vez de Pedro Rocha receber dentro da área, limpou a marcação e chutou. O goleiro Reynaldo mandou para escanteio.,

A pressão do Tricolor era constante. Aos oito minutos, o jogador Léo Moura faz belo passe para Pedro Rocha, que na cara do gol, e tentou encobrir o goleiro. Mas Reynaldo deu um pulo para trás, espalmando a bola para a linha de fundo.

O Veranópolis só voltou a ameaçar no minuto 21 do segundo tempo. Após cobrança de lateral, o volante Ramiro afastou mal e o meia Athos pegou de primeira de fora da área. A bola passou com perigo, perto do travessão de Marcelo Grohe.

Aos 39 minutos, Barrios recebeu livre dentro da área e chutou cruzado, mas o goleiro Reynaldo espalmou. A bola sobrou para o Luan que chutou com o gol aberto, mas Bovi conseguiu bloquear a tempo.

O segundo gol do Grêmio surgiu após, Gastón Fernández entrar entrada da área e passar livre para Lucas Barrios. O jogador tirou do goleiro e mandou para os fundos da rede. Este foi o primeiro gol do Barrios com a camisa do Tricolor de Porto Alegre. Minutos depois do gol foi a vez de Lucas Barrios acionar Gastón, mas o argentino mandou para fora.

Com a vitória, o Grêmio pode perder por até um gol de diferença na partida de volta. O próximo confronto vai ser na Arena do Grêmio, às 16h (de Brasília), no próximo sábado.O vencedor deste confronto vai enfrentar quem passar entre São José-RS e Novo Hamburgo.

Caxias larga em vantagem

Na outra partida das quartas de final, quem se deu melhor melhor no clássico Ca-Ju foi o Caxias. O time grená repetiu o mesmo placar da fase classificatória, 1 a 0. A partida foi no Estádio Alfredo Jaconi às 11h (de Brasília).

O gol da vitória veio logo no começo da partida, aos 15 minutos. Na primeira chegada perigosa do Caxias, o atacante Júlio César arriscou um chute de muito longe com a perna direita e acertou o canto esquerdo do goleiro Douglas Silva. Um golaço que garantiu a vantagem do time grená no clássico 282.

Agora, o Caxias joga por um empate. Já, o Juventude precisa vencer por um gol de diferença, desde que marque dois gols ou mais. O próximo confronto vai ser domingo, no Estádio Centenário, às 16h (de Brasília). Quem passar para as semifinais, enfrenta o vencedor de Internacional e Cruzeiro-RS.

FICHA TÉCNICA

VERANÓPOLIS 0 X 2 GRÊMIO

Local: Estádio Aldo Dapuzzo, Rio Grande (RS)

Data: 02 de abril de 2017, domingo

Horário: 16h (de Brasília)

Árbitro: Jean Pierre Lima

Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi e Maíra Mastella Moreira

Cartões amarelos: VERANÓPOLIS: Jonatan Lima, Athos, Jadson GRÊMIO: Maicon

GOLS: GRÊMIO: Miller Bolaños, aos 34 minutos do primeiro tempo; Lucas Barrios, aos 42 minutos do segundo tempo

VERANÓPOLIS: Reynaldo; Vinícius Bovi, Douglão, Zé Roberto, Jadson; Jonathan Lima (Matheus), Mateus Santana, Eduardinho, Athos, Keké (Gustavo); Jean Carlos (Kayron)

Técnico: Tiago Nunes

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann, Marcelo Oliveira; Maicon, Ramiro, Léo Moura (Michel); Luan, Miller Bolaños (Lucas Barrios), Pedro Rocha (Gastón Fernandéz).

Técnico: Renato Portaluppi