Grêmio vence América-MG e avança às quartas da Primeira Liga

No duelo direto pela vaga às quartas de final da Primeira Liga, melhor para Grêmio. O Tricolor venceu o jogo desta quarta-feira na Arena, por 1 a 0. O gol foi marcado por Everton. Com o resultado, o time gaúcho acabou na segunda posição do grupo B do torneio com quatro pontos, atrás apenas do Flamengo, que fez sete.

Com a vitória por 1 a 0, o Grêmio garantiu classificação para as quartas de final da competição, como segundo colocado do Grupo B. O América-MG termina a competição na quarta posição da chave, tendo somado apenas um ponto.

A próxima fase da competição acontece apenas no segundo semestre, em agosto. Os gaúchos ainda não sabem quem será o rival na próxima fase do torneio. A resolução será feita em sorteio, após o fim da primeira fase.

O jogo – O Grêmio iniciou a partida trocando muitos passes e tentando romper a boa marcação do Coelho. Aos 6, Lucas Barrios fez ótimo cruzamento para Gastón Fernández, que pegou mal de primeira. A bola foi fraca, fácil para a defesa do goleiro João Ricardo.

Aos 23 minutos, o Tricolor conseguiu armar um contra-ataque. Barrios mandou na esquerda para Everton, que invadiu a área. Porém, o atacante, ao invés de chutar, tentou passar pelo zagueiro Messias, mas se enrolou e perdeu a bola. Logo depois, Fernandinho recebeu de Barrios e puxou a bola para concluir com a perna esquerda. A bola subiu e passou longe do gol.

Em outra oportunidade, Fernandinho fez ótimo passe para o atacante Lucas Barrios, que ficou cara-a-cara com o goleiro, mas preferiu fazer o passe para o meio da área, pra ninguém.

Com o meia Christian, aos 35 minutos, o América-MG teve boa chance. De fora da área, o jogador carregou a bola e puxou para finalizar de perna direita. A bola foi baixa, com velocidade. O goleiro Bruno Grassi teve dificuldade para salvar e defendeu o chute em dois tempos.

Aos 45,o Grêmio abriu o marcador. Pela esquerda, os jogadores gremistas fizeram boa troca de passes até Everton receber a bola na entrada da área e mandar colocado, no ângulo do gol defendido por João Ricardo.

Os times voltaram sem modificações para o segundo tempo e o partida continuou bastante disputada com muita marcação e poucas oportunidades. O Grêmio buscava mais o ataque, enquanto o América-MG não conseguia ter uma boa chegada ofensiva. O Coelho apostava nos lançamentos para a área, buscando o cabeceio dos atacantes.

Sem os times finalizarem a gol na segunda etapa, os técnicos resolveram mexer nos times. Enderson Moreira tirou Christian, Felipe Amorim e Blanco para as entradas de Alex Silva, Matheusinho e Rubão. Já Renato Portaluppi trocou os gringos Gastón Fernández, pelo garoto Lincoln, e Lucas Barrios, por Maxi Rodriguez.

A primeira conclusão no segundo tempo foi apenas aos 40 minutos. O meia Renan Oliveira arrancou e lançou para o atacante Mike, que chutou prensado com a zaga tricolor. O goleiro Bruno Grassi não teve dificuldades para realizar a defesa. A partir disso, o Coelho começou a pressionar o Tricolor. No minuto 45, o juiz não viu um pênalti do atacante Fernandinho em Ernandes.

O jogo estava tranquilo, mas o clima esquentou no último minuto, quando Maxi Rodríguez carregou a bola pela esquerda do campo marcado por quatro jogadores, foi derrubado pelos atletas do América-MG. A partir disso, começou um empurra-empurra que resultou na expulsão do uruguaio e do jogador Alex Silva.

Com a vitória por 1 a 0, o Grêmio garantiu classificação para as quartas de final da Primeira Liga, em segundo colocado do Grupo B, com quatro pontos. O América-MG termina a competição na quarta posição da chave.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 1 X 0 AMÉRICA-MG

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Data: 05 de abril de 2017, quarta-feira

Horário: 19h30 (de Brasília)

Árbitro:  Arilson Bispo da Anunciação (BA)

Assistentes: Arnaldo Rodrigues de Souza (CE) e Fabiano Coelho da Silva (SC)

Público: 4.829 pessoas

Cartões Vermelhos: Maxi Rodriguez (Grêmio), Alex Silva (América-MG)

Gols: GRÊMIO: Everton, 45 minutos do primeiro tempo

GRÊMIO: Bruno Grassi; Leonardo (W. Oliveira), Bressan, Bruno Rodrigo, Bruno Cortez; Jaílson, Arthur, Fernandinho, Gastón Fernández (Lincoln), Everton; Lucas Barrios

Técnico: Renato Portaluppi

AMÉRICA-MG: João Ricardo; Ernandes, Messias, Rafael Lima e Auro; Juninho, Blanco (Rubão), Christian Savio (Alex Silva), Renan Oliveira, Felipe Amorim (Matheusinho); Mike.

Técnico: Enderson Moreira