Grêmio recebe Juventude para voltar a vencer depois de quatro empates

O Grêmio está invicto há sete jogos no Campeonato Gaúcho, mas vem de uma sequência de quatro empates consecutivos, que fizeram o time estacionar na terceira colocação, com 14 pontos conquistados. O Tricolor terá a chance de voltar a vencer neste sábado, quando recebe o Juventude, às 19 horas (de Brasília), na Arena.

Além de pôr fim ao retrospecto recente, uma vitória sobre o Juventude selará a classificação do Grêmio às quartas de final do Estadual. Embora improvável, uma eliminação do time ainda na primeira fase não está descartada. No entanto, para que isso aconteça, o Tricolor precisaria perder os dois jogos que restam e o Brasil de Pelotas teria de vencer Novo Hamburgo e Passo Fundo.

Para o duelo contra o Juventude, o técnico Renato Gaúcho terá de volta Miller Bolaños. O atacante, que estava com o Equador na disputa das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2018, levou o terceiro cartão amarelo na partida contra o Paraguai e está suspenso do próximo compromisso de sua seleção, contra a Colômbia. Diante deste cenário, o clube montou um esquema especial para trazer o jogador de volta a fim de escalá-lo no sábado.

Ademais de Bolaños, o Grêmio terá mais uma novidade na equipe para o jogo. Recuperado de um edema na coxa direita, o goleiro Marcelo Grohe deve retornar ao time titular, depois de participar normalmente dos últimos treinos. Maicon e Pedro Geromel, por outro lado, ainda serão preservados. O volante e o zagueiro estão na reta final do processo de recuperação de uma lesão na panturrilha direita e de uma fratura na costela, respectivamente.

A sequência de empates do Grêmio não preocupa Renato Gaúcho, que ressaltou a confiança que tem no elenco gremista, principalmente quando as competições se aproximam da fase final, como é o caso do Estadual. O treinador citou a conquista da Copa do Brasil do ano passado para embasar sua análise.

“Na hora que precisar, eu confio totalmente no meu grupo. Todo mundo vai estar de volta, e aí, pode ter certeza que na “hora H”, vai ser o Grêmio do ano passado. O elenco do Grêmio é forte? O elenco do Grêmio é forte, sim. No ano passado, ninguém acreditava, e o Grêmio conquistou a Copa do Brasil passando pelos melhores times do Brasil. Estamos ligados”, avaliou.

Assim como o Grêmio, o Juventude também precisa da vitória. O time da Caxias do Sul vem de duas derrotas seguidas no Gauchão e caiu da quinta para a sétima posição, correndo o risco de não se classificar para as quartas de final da competição. Com 11 pontos, o Juve pode deixar a zona de classificação caso perca mais uma partida.

Para o duelo de sábado, o Juventude pode ter uma novidade. De volta ao clube que o formou, o volante Vacaria está à disposição do técnico Gilmar Dal Pozzo para o restante do Estadual. O jogador estava emprestado ao Fortaleza e pediu liberação do Leão para acertar seu retorno a Caxias do Sul.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO X JUVENTUDE

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Data: 25 de março de 2017, sábado

Horário: 19 horas (de Brasília)

Árbitro: Anderson Daronco (RS)

Assistentes: Elio Nepomuceno de Andrade Júnior e Alexandre Antonio Kleiniche (ambos do RS)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura (Edílson), Rafael Thyere, Kannemann e Marcelo Oliveira; Michel (Lincoln), Jailson e Ramiro; Pedro Rocha, Luan e Miller Bolaños

Técnico: Renato Gaúcho

JUVENTUDE: Douglas; Vidal, Wanderson, Ruan e Bruno Collaço; Sananduva, Bruninho (Vacaria), Taiberson e Bruno Ribeiro; Tadeu e Caion

Técnico: Gilmar Dal Pozzo