Google Maps vai orientar usuários até em shoppings; entenda

Redação Notícias
·2 minuto de leitura
Novas funcionalidades do Google Maps permitirão navegação em realidade virtual dentro de ambientes fechados, como aeroportos (Divulgação/Google)
Novas funcionalidades do Google Maps permitirão navegação em realidade virtual dentro de ambientes fechados, como aeroportos (Divulgação/Google)

O Google Maps, ferramenta de navegação do Google, vai ganhar novos recursos, conforme informou a gigante de tecnologia nesta terça-feira (30). Segundo o Google, com o aprimoramento da IA (inteligência artificial) vai ser difícil ficar perdido em shoppings e aeroportos, além de ter a melhor rota para economizar combustível.

Esta semana o aplicativo Maps, da Apple, também teve novidades: começou a exibir a localização de radares de velocidade aqui no Brasil.

As ferramentas

Com a ferramenta Live View, o smartphone é como um aparelho de realidade virtual em ambientes fechados. Funciona assim: o usuário aponta o telefone para o local onde está, escolhe o destino e o aplicativo mostra o caminho na tela. A facilidade da função é que dá para interagir com o entorno e receber as notificações na tela.

Com a visualização 3D, o aplicativo mostra os lugares a partir de uma visão maior e melhor, diferente apenas das imagens disponibilizadas no Street View. A visualização é como um drone sobrevoando o local.  

Kharkiv, Ukraine - August 2, 2014: Google Maps Navigation software in use on an Apple iPhone 5s. iPhone is product Apple Inc. Google Maps is a most popular web mapping service application and technology provided by Google inc.
Com o aplicativo, será possível escolher rotas que economizam mais combustível

A ideia, de acordo com o vice-presidente de produtos do Google, Dane Glasgow, é que quem usa a tecnologia dessa última funcionalidade é fazer com que o usuário ganhe tempo até mesmo antes de visitar um local. O exemplo dado por ele é procurar a bilheteria previamente para evitar a procura apenas ao chegar no lugar.

Também dá para escolher o melhor trajeto para gastar menos combustível e ver a qualidade do ar e a previsão do tempo no lugar selecionado.

Tem no Brasil?

Entretanto, o Brasil só ganhará a função de assistente virtual para motoristas. A partir dela, dá para mandar mensagens, atender ligações e colocar músicas por comoando de voz.