Golpe no WhatsApp: Sorteio nos 30 anos da Amazon é falso
Desde domingo, mensagens falsas oferecem presentes em nome da Amazon
A promoção não é verdadeira, segundo a companhia
Clicar nos links pode expor informações pessoais
Uma mensagem que oferece presentes no suposto aniversário de 30 anos da Amazon em circulado no WhatsApp nessa semana é falsa. Quando a vítima clica no link, é redirecionado para um site que tenta copiar o portal da multinacional, mas com vários de tradução e com um endereço que nada tem a ver com o da Amazon. As informações são do TechTudo.
Leia também:
Serviço de saúde permite que pet seja colocado como dependente
Projeto social já distribuiu mais de R$ 1,9 mi em criptomoedas no país
Depois de responder um questionário com quatro perguntas, que levará a uma roleta premiada, a vítima vai girá-la algumas vezes e, ao final desse processo, é informada de que o presente dela será um celular da Huawei. Assim, o sistema pede que ela compartilhe a “promoção” com os contatos do WhatsApp.
Roubo até de dados bancários
Segundo a empresa de segurança ESET, depois de encaminhar o link para os contatos, a vítima é levada para vários sites de anúncios até chegar ao download de um plug-in. O download pode trazer ao celular um arquivo malicioso ou mais anúncios para aumentar o lucro de quem planejou o golpe.
É importante lembrar que esse tipo de site costuma roubar dados pessoais e até bancários para aplicar golpes, segundo o dfndr lab.
Interesse pelo assunto aumentou
Foram mais de 54 mil acessos ao link até as 16h de ontem, segundo o levantamento do dfndr lab, laboratório de cibersegurança da PSafe. A Amazon confirmou que a promoção não é verdadeira e disse que "a empresa utiliza apenas os canais oficiais para se comunicar com clientes”.
De acordo com dados do Google Trends, que monitora buscas pela internet, o intesse pelo assunto começou no domingo e atingiu o ápice na segunda-feira (22).