Goleadas históricas, título brasileiro, jejum encerrado: confira duelos marcantes entre Flamengo e Botafogo

A rivalidade entre Flamengo e Botafogo teve seu auge entre os anos de 1970 e 1980, mas na última década a dupla reacendeu a chama se encontrando diversas vezes em decisões do Campeonato Carioca. Neste domingo o Rubro-Negro e o Alvinegro estarão frente a frente atrás de uma vaga na grande decisão e vão escrever mais um capítulo dessa rivalidade.

Abaixo, separamos alguns momentos marcantes deste clássico que já nos reservou goleadas incríveis, craques eternos e momentos inesquecíveis.

Talvez a mais famosa história que ronda o clássico entre Flamengo e Botafogo seja os 6 a 0 tanto para o Alvinegro quanto para o Rubro-Negro. Em 1972, pelo Campeonato Brasileiro, Jairzinho comandou aquele time que mais parecia uma máquina no massacre por 6 a 0. O craque anotou três gols, um deles de letra. 

Botafogo 6 a 0 Flamengo

Aquele histórico 6 a 0 ficaria marcado e seria motivo de muita zoação dos torcedores do Botafogo até 1981, quando o Flamengo de Zico, que se tornaria campeão do mundo pouco tempo depois, foi a forra e devolveu os 6 a 0 sofridos nove anos antes. No "jogo da vingança" o Galinho comandou a festa anotando 2 e distribuindo assistências.

Flamengo 6 a 0 Botafogo

Em 1985, mais uma chuva de gols. O Flamengo emplacou um 6 a 1 sobre o Botafogo em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro em pleno Maracanã lotado. Antes da partida, os jogadores alvinegros provocaram os Rubro-Negros que não perdoram dentro de campo.

Quatro anos mais tarde os botafoguenses voltaram a sorrir e quebraram um jejum de duas décadas sem títulos. Na decisão do carioca de 1989 contra o Flamengo, Maurício, vestindo a camisa 7, eternizou a sua finalização deixando Leonardo para trás e garantindo o título aos alvinegros. O lance é motivo de polêmica até hoje já que o ex-jogador do Glorioso confessou que cometeu falta em Leonardo.

O clássico é tão grande que em 1992 decidiu o Campeonato Brasileiro. Comandado pelo então veterano Júnior, o Flamengo foi melhor vencendo a primeira partida por 3 a 0 e empatando a segunda em dois a dois garatindo assim o pentacampeonato.

Loco Abreu - Botafogo

(Foto: Botafogo / Divulgação)

Em 2010, Loco Abreu com a sua cavadinha fatal vingou os botafoguenses que perderam o título do Campeonato Carioca para os Rubro-Negros durante três anos seguidos. Além da invencibilidade nas finais, o Flamengo contava com o goleiro Bruno, pegador de pênaltis, Adriano Imperador e Vagner Love.

Hernane Flamengo x Botafogo 2013

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo / Divulgação)

Se até Campeonato Brasileiro eles já decidiram, um duelo num mata-mata de Copa do Brasil não ficaria de fora. Em 2013, no caminho para a conquista do título, o Flamengo encontrou um Botafogo que vive grande fase e era apontado como favorito. Mas com show de Hernane Brocador, o Flamengo acabou o favoritismo alvinegro e garantiu a classificação com um 4 a 0 dentro do Maracanã.

VEJA TAMBÉM: