Globo resolve imbróglio financeiro com a Fifa, retoma parceria e confirma Copa do Mundo 2022

·2 minuto de leitura


A Globo conseguiu resolver sua pendência financeira com a Federação Internacional de Futebol (FIFA) e está garantida novamente como a dona dos direitos de transmissão no Brasil para a próxima Copa do Mundo, em 2022, no Qatar. Fifa e Globo chegaram a se desentender em 2020 após a emissora solicitar uma renegociação de valores que seriam pagos.

+ Confira a tabela de jogos do Brasileirão e fique por dentro da classificação


A informação é do portal Uol. Durante a pandemia de Covid-19, em 2020, a Globo abriu um processo para atrasar pagamentos de US$ 90 milhões para a Fifa pela competição. A emissora alegava que seria preciso rever o contrato firmado por conta da grave baixa de financeira ocasionada pela pandemia. A entidade discordou e, de acordo com o site, ameaçou cobrar a "dívida" cobrança na Suíça.

Internamente, por conta da longa parceria entre as instituições, a questão era vista como resolvida. Já em março deste ano, a situação parecia estar encaminhada, afinal, ambas as partes notaram que não seria preciso qualquer briga judicial. Não foi feito nenhum reajusto nos valores. Apenas foi refeito o cronograma de pagamentos.

- Fifa e Globo resolveram todas as questões pendentes de pagamentos. Todos os procedimentos legais foram retirados e a Globo continua a ser um parceiro de Broadcast da Fifa - disse a Fifa ao portal.

ACORDO COM FIFA VAI NA CONTRA-MÃO DA CONMEBOL
A situação amigável com a Fifa serve de exemplo para a Globo refazer seu contato com a Conmebol. Afinal, também sendo instituições parceiras à longo prazo, a Libertadores deixou a emissora carioca após um pedido parecido. A Globo havia solicitado uma redução nos valores totais pela exibição diante do agravamento financeiro com a pandemia. A Globo rompeu o acordo de US$ 60 milhões anuais, e tentou negociar um montante menor. A competição sul-americana foi para o SBT.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos