Gêmeos Fábio e Rafael se enfrentarão no Brasileirão

Gêmeos criados no Fluminense, Fabio e Rafael jogarão esta edição do Brasileirão por Grêmio e Botafogo, respectivamente.
Gêmeos criados no Fluminense, Fabio e Rafael jogarão esta edição do Brasileirão por Grêmio e Botafogo, respectivamente. Foto: (Phil Cole/Getty Images)

Ao ser anunciado como nova contratação do Grêmio, o lateral Fábio irá protagonizar na próxima edição do Campeonato Brasileiro algo que já aconteceu na França: enfrentar o seu irmão gêmeo, Rafael, por times opostos. Os gêmeos estarão frente a frente em duas oportunidades no Brasileirão 2023.

Com contrato assinado até o fim do ano de 2024, o lateral-direito que estava no Nantes chega para ser titular na posição no clube gaúcho, uma vez que o técnico Renato Portaluppi conta apenas com dois garotos da base, Lucas Kawan e Thomás Luciano, para a posição, já que o experiente Edílson não renovou seu contrato com o tricolor e Rodrigo Ferreira, que não está nos planos do clube, se lesionou.

Leia também:

Tendo atuado por boa parte de sua carreira pelo lado esquerdo, Fábio é versátil e pode jogar tanto como lateral-esquerdo como lateral-direito. Seu irmão gêmeo, Rafael, é cotado para ser o titular da posição no Botafogo, tendo feito preparação especial durante as férias para que tivesse as melhores condições possíveis para a temporada de 2023.

Titular no primeiro jogo de 2022, Rafael rompeu o tendão de Aquiles na partida inaugural do Botafogo no ano passado e ficou de fora da equipe até o fim de agosto. Quando voltou, sofreu um choque de cabeça e fraturou ossos do rosto, tendo de jogar com uma máscara de proteção. Não bastando os dois tristes episódios, Rafael ainda sofreu uma contusão muscular, o que fez com que ele não conseguisse ter a sequência esperada dentro de campo.

No amistoso realizado em Londres entre o Botafogo e o Crystal Palace, duas equipes que têm John Textor como grande mandatário, o jogador atuou durante os 90 minutos, tendo de se desdobrar para marcar Wilfried Zaha, estrela do clube inglês.