Galo passeia e encaminha vaga nas oitavas da Libertadores

O Atlético Mineiro não perdoou a fragilidade do Sport Boys e goleou os bolivianos por 5 a 1, nesta quarta-feira, pelo Grupo 6 da Libertadores.

Com a vitória, o Galo chegou aos 10 pontos e pode garantir a classificação antecipada, caso o Libertad não vença o Godoy Cruz na quinta-feira (4).

Pensando no título do Campeonato Mineiro e em voltar a vencer o rival Cruzeiro pela primeira vez no ano, o técnico Roger Machado optou poupar alguns titulares, como Fred, Robinho e Gabriel.

Do outro lado, o Sport Boys amarga a lanterna do grupo e atravessa grave crise financeira e esportiva. O momento fez a torcida boliviana ser discreta e o estádio ficou praticamente vazio, com 2.100 torcedores, enquanto a massa atleticana foi em número considerável e fez barulho mais alto que os anfitriões.

- Sem esforço -

Mas mesmo com time misto, o Atlético não teve dificuldades e matou o jogo nos primeiros minutos das duas etapas. O Sport Boys demonstrou muita fragilidade e os brasileiros não precisaram se esforçar para administrar o jogo.

O Galo começou pressionando e logo no primeiro minuto de jogo o venezuelano Rómulo Otero arriscou de fora da área e a bola explodiu na trave. Aos 10, Rafael Moura lançou Juan Cazares nas costas da defesa, o zagueiro Coimbra falhou e o equatoriano chutou cruzado para abrir o placar.

O Atlético controlava o jogo e aproveitava os espaços da frágil defesa dos anfitriões. Em contra-ataque iniciado com roubada de bola de Otero, Rafael Moura recebeu passe em excelentes condições para ampliar, aos 16 minutos, com toque de classe no ângulo do goleiro Arias.

Com a vantagem garantida, o time diminuiu o ritmo e abriu espaços para os bolivianos, mas sempre com consciência e confiando na pouca criatividade do adversário. Ainda assim, o Atlético ainda chegou com perigo na primeira etapa.

A única jogada com perigo dos anfitriões foi aos 40 minutos, em cruzamento pela direita cortado com a mão por Leonardo Silva. Pênalti que José Castillo bateu no canto direito para diminuir, aos 41 minutos.

- Goleada tranquila -

Na volta do intervalo, o roteiro se repetiu e Otero chutou de fora da área em lance similar ao da primeira etapa, carimbando a trave pela segunda vez, aos 2 minutos. O Galo voltou ligado e dois minutos depois Arias salvou chute de Cazares, que completou bela troca de passes dos mineiros.

O time controlava o jogo, mas buscava um gol que desse maior tranquilidade e evitasse uma surpresa. Aos 15 minutos o gol chegou, depois de Elias fazer o pivô para Rafael Moura, que bateu de fora da área e acertou a trave. No rebote, Elias empurrou para as redes ampliando a vantagem.

Na jogada seguinte, Otero, que fez excelente partida pela ponta esquerda e criou várias chances de gol, bateu falta venenosa pelo lado do campo. O venezuelano arriscou direto e Arias aceitou. Frango do goleiro e goleada do Galo.

Com o resultado garantido, Roger fez substituições para dar ritmo de jogo para alguns atletas, como Erazo. O equatoriano fez sua estreia com a camisa alvinegra.

Mesmo em ritmo de treino, o alvinegro ainda conseguiu o quinto gol, aos 43 minutos, com Cazares fazendo mais um. Depois de troca de passes, Yago deixou o meia livre para tocar por debaixo do goleiro.

A vitória ampla deixa o Atlético na liderança do grupo 6, empatado em 10 pontos com o Godoy Cruz, mas com a vantagem do saldo de gols. O Libertad vem em terceiro, com 4 pontos, enquanto o Sport Boys tem apenas 1 ponto na lanterna.

A próxima partida do Galo é no dia 16 de maio, no Independência, contra o Godoy Cruz, enquanto o Sport Boys viaja ao Paraguai para enfrentar o Libertad no mesmo dia.