Galo FA derrota Rio Preto Weilers e é o 1º finalista do Campeonato Brasileiro da CBFA

Foto (Gilson Junior e Gustavo Martins) - Galo FA chega a mais uma final nacional nesta temporada


E o Galo FA continua sua rotina de vitórias na temporada 2022. Na tarde deste sábado (12/11), o time alvinegro venceu o Rio Preto Weilers por 20 a 0, no Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, em Belo Horizonte, e carimbou sua vaga para a final do Campeonato Brasileiro promovido pela CBFA. Com o resultado, os mineiros aguardam o vencedor da partida entre Coritiba Crocodiles e Guarulhos Rhynos que se enfrentam, neste domingo (13/11, às 13h, na capital paranaense.

Apesar do placar, a partida foi bastante disputada. O time do interior paulista conseguiu avançar em diversas vezes à redzone do Galo FA, mas pecou em todas as vezes que esteve para pontuar. Já o ataque alvinegro foi cirúrgico e a defesa também deu conta do recado, tendo forçado um fumble do quarterback Cody Lamoreaux no segundo quarto, que poderia ter mudado o rumo da semifinal.

O primeiro quarto começou com um grande avanço do Rio Preto Weilers, mas o time tentou uma quarta descida próxima da end zone e perdeu a chance de pontuar. A primeira parcial foi marcada pelas fortes defesas e não houve pontuação.

No segundo quarto, o Galo FA abriu o marcado com um TD do running back norte-americano Parris Lee. O extra point foi convertido. Antes do intervalo, o Rio Preto Weilers errou um snap para punt e o time mineiro recuperou a bola muito próximo da end zone. O quarterback Marco Aguinaga conseguiu uma corrida e anotou mais um TD. Desta vez, o extra point não foi convertido. As equipes foram para o intervalo com o placar marcando 13 a 0.

Na volta do intervalo, o running back Marco Gheller fez mais um TD para o time mineiro e o kicker Boizinho converteu mais um extra point. No último período, o time da casa administrou o relógio e conquistou a importante vitória.

O próximo compromisso do Galo FA é a final da Liga Brasileira de Futebol Americano (Liga BFA) contra o Timbó-Rex, no próximo sábado (19/11), no Centro Esportivo de Timbó-SC.

Já a final do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano será realizado no dia 27 de novembro. O local da partida será anunciado pela CBFA durante esta semana.