Gakpo, da Holanda, é um dos jogadores mais produtivos da Europa na temporada; entenda


Cody Gakpo está impossível na Copa do Mundo. Depois de desafogar a Holanda na estreia com um gol de cabeça, o meia-atacante voltou a marcar, dessa vez em golaço de canhota. Com os tentos, o jogador do PSV já é um dos mais produtivos da Europa nesta temporada, com 34 participações em tentos e, por isso, está sendo observado por gigantes do Velho Continente.

A temporada de 2022/2023 tem sido de revelação para Gakpo. O meia de apenas 23 anos assumiu a braçadeira de capitão do PSV e, desde então, tem estado em excelente fase. Ao todo, ele disputou 24 jogos pela equipe de Eindoveen na jornada, marcou 13 gols e distribuiu 18 assistências, ou seja, 31 participações em gol.

Além do PSV, Gakpo tem sido decisivo na Holanda. Como mencionado, o atleta marcou dois gols e dois jogos da Copa do Mundo e, no momento, é um dos grandes goleadores do certame. O jogador também balançou as redes na Nations League, para totalizar 34 participações em 29 jogos na temporada.

+ Entenda por que Memphis Depay, da Holanda, não usa sobrenome no uniforme

A média de participações do meia-atacante do PSV é de 1,17 por jogo, algo impressionante para a Europa. Os números colocam Gakpo no mesmo patamar de Haaland, do Manchester City, por exemplo, mas a diferença do nível das ligas deve ser levada em conta. Mesmo assim, nas estatísticas, o holandês é um dos mais produtivos do Velho Continente.

gakpo
gakpo

Gakpo fez a diferença novamente para a Holanda (Manan Vatsyayana/ AFP)

Pelo excelente nível, Gakpo já está sendo especulado nas maiores equipes do futebol europeu. O Manchester United, da Inglaterra, e o Real Madrid, da Espanha, já sondaram a situação do jogador para a janela de transferências de janeiro. A saída do PSV é algo considerado iminente nos bastidores do clube.

No entanto, caso venham a contratar o jovem meia-atacante, os clubes precisarão desembolsar valores altos. O valor de mercado do jogador gira em torno dos 45 milhões de euros, ou seja, quase R$ 250 milhões. Sabendo da qualidade do jogador, o PSV pode pedir até mais.

+ Frenkie De Jong honra tradição da Holanda e eleva expectativas por grande Copa do Mundo

Grande protagonista da Holanda na primeira fase, Gakpo deve ser titular no encerramento do Grupo A, que será disputado na terça-feira. Na ocasião, a Holanda enfrentará o Qatar, que já está eliminado do certame. No outro duelo do certame, Senegal e Equador disputam uma vaga na próxima fase.