Gómez bate recorde individual e crava seu nome na história do Palmeiras

Gustavo Gómez não cansa de colocar seu nome na história do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)


O Palmeiras venceu o Athletico-PR, de virada, por 3 a 1, e viu Endrick brilhar na Arena da Baixada. No entanto, esses fatos acabaram ofuscando um feito importante de Gustavo Gómez, autor do terceiro gol da vitória palmeirense. O capitão passou a ser o zagueiro mais artilheiro em uma só temporada pelo clube em 108 anos de história.

GALERIA
> Relembre a invencibilidade do Palmeiras fora de casa no Brasileirão

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

Com o tento que fechou o placar na última terça-feira, o paraguaio chegou a 11 gols em 2022. Sim, um defensor, atingindo mais de dez gols em uma mesma temporada, mais até do que muitos atacantes do próprio Verdão. Dudu (10), Rafael Navarro (7), Breno Lopes (5) e Wesley (3), por exemplo, somaram menos bolas na rede.

Uma marca dessa não poderia ser uma simples marca de 2022. E não será, já que ela transcendeu a temporada e entrou para a história do clube. Antes da partida contra o Athletico-PR, Junior Baiano (1999), Gustavo Gómez (2022) e Murilo (2022) dividiam o status de zagueiros com mais gols em um só ano pelo Palmeiras, todos com dez tentos.

O paraguaio, portanto, já era recordista, mas dividia o feito com outros colegas de posição. Assim, o gol da última terça-feira significou a liderança isolada no ranking de zagueiros artilheiros em uma temporada. São 11 tentos anotados por Gómez até o momento.

Vale destacar que a zaga atual como grupo também é recordista. São 22 gols de zagueiros em 2022 (11 de Gómez, dez de Murilo e um de Luan), outra marca histórica, que anteriormente pertencia aos anos de 1999 e 2006, quando 18 gols de zagueiros foram marcados.

Com mais quatro partidas restantes no Brasileirão-2022 e essa ótima fase do paraguaio e de seu companheiro de zaga, é provável que os recordes continuem a ser batidos, talvez até com Gómez e Murilo dividindo essas marcas individuais. Quando esta temporada for lembrada daqui para frente, isso tudo terá papel fundamental.