Futebol do Nordeste alcança marca inédita na Copa do Brasil – saiba qual

·1 minuto de leitura

O futebol do Nordeste conseguiu um feito inédito na Copa do Brasil de 2021. Nesta temporada, o bloco do Nordestão colocou seis equipes nas oitavas de final da competição mais democrática do país, o que nunca havia acontecido. O recorde anterior de representantes nordestinos nas oitavas era de cinco times, o que aconteceu em duas oportunidades: 1992 e 2009.

Em 2021, o Nordeste ficou com seis das 16 vagas da reta final da Copa do Brasil. Os felizardos são: ABC, Bahia, CRB, Fortaleza, Juazeirense (BA) e Vitória. Ao todo, segundo dados do ge, o futebol nordestino agora contabiliza 103 das 528 classificações possíveis para as oitavas de final desde o começo do torneio, o qual foi criado em 1989.

O Fortaleza eliminou o Ceará e avançou às oitavas de final da Copa do Brasil. | CAIO ROCHA/FramePhoto/Gazeta Press
O Fortaleza eliminou o Ceará e avançou às oitavas de final da Copa do Brasil. | CAIO ROCHA/FramePhoto/Gazeta Press

Os clubes do Nordeste com mais participações nesta etapa da Copa do Brasil são de Salvador: o Bahia e o Vitória. Ambos chegaram às oitavas de final da competição em 17 oportunidades. Da dupla, o Leão é o que já foi mais longe, tendo sido finalista da competição em 2010, quando não resistiu ao Santos. O Sport é o único clube da região que já conquistou o troféu.

Vale notar que essa edição foi um divisor de águas para muitos clubes na Copa do Brasil: o Fortaleza superou o Ceará em números de aparições nas oitavas de final (10 a 9); e o ABC deixou o América-RN para trás (3 a 2).

Quer saber como se prevenir do coronavírus? #FiqueEmCasa e clique ​aqui.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos