Futebol mexicano anuncia regras para conter 'cera'

Futebol mexicano quer aumentar o tempo de bola rolando com medidas para conter a 'cera'. Foto: Hector Vivas/Getty Images
Futebol mexicano quer aumentar o tempo de bola rolando com medidas para conter a 'cera'. Foto: Hector Vivas/Getty Images

Nos últimos anos a FIFA vem analisando e realizando constantes mudanças nos regulamentos do futebol. Assim foram implementadas, por exemplo, as cinco modificações, que nasceram da pandemia e se instalaram como uma nova modalidade que veio para ficar.

Desta vez quem estabelece um curioso e novo método para dinamizar o jogo é a Liga MX, campeonato nacional do México, que busca erradicar um antigo vício que aparece no futebol de todo o mundo: a conhecida ‘cera’.

Leia também:

A ideia que será implementada no torneio mexicano é controlar com um cronômetro o tempo que leva para o jogo recomeçar a cada tiro de meta ou arremesso lateral. A novidade deve aparecer no Apertura 2022, que é o próximo campeonato a ser disputado e sirva de exemplo para tomar decisões no futuro.

Durante essa competição, o atraso nessas interrupções será medido e o limite de tempo para os torneios de 2023 será determinado. Caso os futebolistas não cumpram esta nova regra, serão punidos.

"A ideia de determinar um momento ideal para retomar é uma ideia de alguns donos de Ligas para aumentar o tempo efetivo (de jogo). Trata-se de determinar entre agora e as próximas duas semanas, quais são os tempos de medição das últimas quatro temporadas, de todos os jogos", explicou Mikel Arriola, presidente da Liga MX.

"Vamos determinar o tempo médio para retomar os lançamentos laterais e tiros de meta. Em janeiro veremos mais. Vamos definir o cronômetro para que seja retomado e não há desculpa", acrescentou mostrando uma postura mais rigorosa sobre essas questões.

O cartola contou quais são seus objetivos com essas mudanças inovadoras: "Temos que fazer isso muito bem porque pode ser uma liga muito inovadora, como ligas que têm como a NFL, NBA", comparou.

"Conseguimos espremer o limão e podemos tirar mais suco dele. 16 bolas em campo, mais continuidade dos árbitros. Dados verificados e eles aumentaram 10% ", acrescentou citando iniciativas implantadas no ano passado, quando o tempo líquido foi de 47 minutos e nesta temporada eles conseguiram aumentar para 51.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos