Futebol feminino cresce, e Inglaterra promete recorde em Wembley

Yahoo Esportes
Seleção inglesa de futebol feminino. (Foto: Reprodução)
Seleção inglesa de futebol feminino. (Foto: Reprodução)

Por Mauricio Andrade, de Londres (ING)

O crescimento do futebol feminino ao redor do mundo é cada vez mais claro. Após o sucesso da Copa do Mundo, realizada na França, as mulheres começaram a ganhar cada vez mais atenção e esse efeito já se reflete em números na Inglaterra. Além do retorno na Superliga Feminina (WSL), a Federação Inglesa (FA) vem derrubando recordes com a seleção e promete alcançar uma marca história da modalidade no país: 90 mil torcedores em Wembley.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

SIGA O YAHOO ESPORTES NO INSTAGRAM

Inglaterra e Alemanha se enfrentarão no próximo dia 9, no lendário estádio inglês. Apesar de ser uma partida amistosa, a FA já anunciou que as entradas estão todas vendidas. "Finalmente podemos anunciar: os ingressos para Wembley estão esgotados. Agora é com você. Venha e faça parte da história", comemorou por meio de uma publicação no Twitter.

Leia também:

São esperados 90 mil torcedores nas arquibancadas, capacidade total do estádio, o que constituiria não apenas um recorde dentro do Reino Unido, mas também ficaria muito próximo de quebrar uma marca histórica na modalidade.

Em 2012, 80.203 pessoas estiveram presentes em Wembley para a final olímpica entre Estados Unidos e Japão - marca que certamente será superada. No entanto, há 20 anos, em 1999, 90.125 torcedores estavam nas arquibancadas do Rose Bowl, na Califórnia, para a decisão da Copa do Mundo entre Estados Unidos e China, que terminou com o título das norte-americanas nos pênaltis.

Para se ter uma noção do salto que o futebol feminino deu nos últimos cinco anos, o recorde para uma partida da Inglaterra dentro de casa era de 45.619 torcedores, metade do que é esperado para o próximo mês - coincidentemente, também aconteceu em um amistoso contra a Alemanha, sendo a primeira partida das "Lionesses" no novo Wembley.

Caso a marca seja realmente alcançada, será apenas mais uma para a coleção recente da seleção inglesa feminina. Na campanha que culminou com uma terceira semifinal seguida em grandes competições, o recorde de audiência da televisão britânica para partidas de futebol feminino foi quebrado quatro vezes, culminando em um pico de 11,7 milhões na derrota para os Estados Unidos antes da disputa pelo terceiro lugar.

Além disso, no começo de outubro, na primeira partida em casa após o Mundial realizado na França, 29.238 torcedores assistiram a derrota da Inglaterra para a seleção brasileira no Riverside Stadium, do Middlesbrough, recorde de público para as "Lionesses" em uma partida fora de Wembley.

"Essa é uma magnífica prova de apoio após um grande ano de evolução que tivemos na seleção inglesa", disse Sue Campbell, diretora da FA.

"Começamos o ano com sucesso na SheBelieves Cup, fizemos uma Copa do Mundo maravilhosa, incluindo a conquista da vaga olímpica, e é justo terminar o 2019 em alta. Obrigada a todos que nos apoiaram durante essa caminhada. O que tornará tudo ainda mais especial será ver todo mundo que comprou ingresso realmente aparecer para ajudar a quebrar o recorde em solo inglês. Minha mensagem é para que eles venham e façam parte da história", completou.

RECORDE TAMBÉM NA WSL

Se engana quem pensa que o apelo ao futebol feminino no Reino Unido está apenas relacionado à seleção inglesa. Em setembro, a modalidade também mostrou força na competição nacional entre clubes.

Pela primeira vez na história, Manchester City e Manchester United se enfrentaram pela Superliga Feminina. Para começar, a partida aconteceu no Etihad Stadium, mesmo estádio utilizado pela equipe comandada por Pep Guardiola, fato que não acontecia desde 2014.

A vitória por 1 a 0 dos Citizens, na primeira rodada da competição, foi presenciada por 31.213 torcedores nas arquibancadas, multiplicando por quase seis vezes o então recorde de público do torneio feminino, que era de 5.265 pessoas, na partida que deu ao Arsenal o título da temporada passada – contra o Brighton, no Amex Stadium.

Siga o Yahoo Esportes

Twitter | Flipboard | Facebook | Spotify | iTunes | Playerhunter

Leia também