Futebol brasileiro aposta em formato de vídeos curtos por maior audiência

·3 min de leitura
Gilberto Ratto, diretor de marketing da CBF, celebrou parceria com o Kwai (Foto: Úrsula Nery/Ferj)


O Kwai, aplicativo de criação e compartilhamento de vídeos curtos, vem ganhando espaço no futebol brasileiro como estratégia da CBF para ampliar sua audiência. A marca anunciou recentemente o patrocínio a todas as Seleções Brasileiras feminina e masculina de futebol até 2023, além de ter seu nome estampado no Campeonato Brasileiro até o final de 2022.

Com mais de 50 milhões de visualizações, o perfil do Brasileirão se destaca no Kwai com conteúdos exclusivos, como mesa redonda com convidados especiais, "Squad" do Campeonato Brasileiro, em parceria com criadores da NWB, com acesso exclusivo a partidas como no Santos x Palmeiras, torcedores escalando o time de coração de todos os tempos, descrição do itinerário completo para ir a um jogo do Flamengo no Maracanã, quizzes com a torcida nos estádios sobre o Brasileirão, como quem foi o maior artilheiro e qual time fez a melhor campanha da história dos pontos corridos, entre outros conteúdos criativos que informam e, ao mesmo tempo, entretêm os seguidores do app.

O Kwai também promove Meet & Greet entre torcedores e seus ídolos, que durante a pandemia estão sendo realizados virtualmente. Torcedores do Palmeiras, Santos, Sport e Red Bull Bragantino já estiveram frente a frente com seus ídolos.

- Todas as torcidas têm uma conexão enorme com a marca Brasileirão. Em parceria com o Kwai, estamos criando experiências exclusivas, aproximando fãs do universo do futebol brasileiro e criando o hábito de consumo de conteúdo premium dentro da plataforma - disse o diretor de Marketing da CBF, Gilberto Ratto.

Mesmo com o fim do Brasileirão, nesta quinta-feira, os torcedores poderão conferir as movimentações e toda a pré-temporada por meio dos perfis de influentes jornalistas e comentaristas do mundo da bola, como Victor Canedo, Felipe Rolim, Tomer Savoia, João Palomino, Vitor Sérgio Rodrigues, entre outros.

Além disso, o Kwai irá transmitir o Prêmio Brasileirão 2021 ao vivo na plataforma com conteúdos exclusivos: no pré-evento, haverá a cobertura de Victor Canedo e Felipe Rolim acompanhando a chegada dos jogadores e entrevistando os atletas. E por fim, a cobertura pós evento com os premiados sendo entrevistados.

A live ocorrerá no app de vídeos curtos nesta sexta-feira, às 19h, com uma duração estimada de três horas, e poderá ser acompanhada pelo perfil do Brasileirão no Kwai.

Novo olhar esportivo

Neste ano, o Kwai se tornou a primeira rede social a patrocinar a Copa América, com uma página exclusiva no app chamada “Kwai em Campo”, que reuniu filtros, desafios, placar de jogos, lembretes de lives sobre futebol e os melhores vídeos publicados na plataforma sobre o assunto. A seleção brasileira de futebol também realizou uma ação dentro do app chamada #FalaSeleção, por meio da qual os usuários mandavam perguntas para os jogadores responderem. A plataforma também estabeleceu parcerias com grandes times de imensas torcidas, como Flamengo, Corinthians e Santos.

O Kwai desenvolveu ainda o Programa de Criadores de Esportes, que contou com Fred, do Desimpedidos, como embaixador. O programa terá duração de 12 meses e quer encorajar criadores de conteúdo original voltado a esportes de todas as modalidades a desenvolverem o tema em vídeos curtos e crescerem na plataforma. Em 2022, a companhia investirá US$ 10 milhões para apoiar criadores da América Latina com um programa de monetização, workshops e um time dedicado a guiá-los no processo para se tornarem criadores profissionais.

- Queremos ser uma experiência complementar para o fã do esporte, oferecendo aos usuários conteúdos exclusivos e proporcionando o engajamento da comunidade em ações especiais - disse Henrique Marques, Head de Esportes do Kwai no Brasil.

- Além disso, em 2022 teremos Copa do Mundo e será a primeira vez que uma empresa terá acesso à construção de conteúdo exclusivo na plataforma com a seleção brasileira - revelou Marques.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos